"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SUGESTÕES PARA ACABAR COM O CAOS NO HOSPITAL DA MULHER




Foi endereçado à direção do Complexo Materno Infantil da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o seguinte documento, há uma semana, no dia 14 de abril:

Como é do conhecimento dos senhores, através dos nossos comunicados internos, ou mesmo da mídia, estamos diante de um caos nas nossas maternidades públicas do Brasil.
Por que o caos? 
Porque trabalhamos com total insegurança. Sob ameaças das gestantes e seus acompanhantes pela falta de vagas. Desacato e médias da Central de Regulação, motoristas e técnicos de ambulâncias, que por muitas vezes abandonam as pacientes provenientes dos municípios pactuados, na porta do hospital. Somos agredidos verbalmente, ameaçados com arma de fogo. E há relato de colegas agredidos fisicamente.
Já não trabalhamos alegres, felizes. Estamos cansados, estressados, decepcionados. E porque não dizer? Com medo. É um verdadeiro desgaste físico e mental. E tudo começa com a perambulação das gestantes de maternidade em maternidade, principalmente final de semana, pois os outros hospitais não dispõem de plantonistas, o que torna os plantões insuportáveis, exaustivos.
- Pelo afã de trabalharmos com dignidade médica;
- Por não podermos negar atendimento à gestante em trabalho de parto:
- Por não podermos fechar as portas às gestantes;
- Por não podermos deixar as gestantes perambularem sem destino certo;
- Pela humanização da assistência à gravidez e ao parto;
- Por uma obstetrícia e neonatologia adequadas;
- Por uma assistência materno-infantil capazes de reduzir de maneira importante as taxas de morbi-mortalidade materna e perinatal;
- Para evitar que o direito das mulheres grávidas seja cerceado.

Viemos reivindicar junto à diretoria, para que tenhamos o Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), como maternidade modelo, os seguintes itens no prazo de 30 dias, a partir da presente data:
1. Segurança na porta do HIPS;
2. Gradear a portaria de maneira que ninguém possa invadir o hospital;
3. Melhoria na sala de admissão e manter aparelho para aferir PA dentro da sala, para uso somente para admissão e colocar ar condicionado que funcione;
4. Colocar um diarista em cada enfermaria;
5. Um terceiro obstetra plantonista;
6. Uma enfermeira no CO, especialista, capacitada para partejar e fazer partos normais;
7. Um sonar em cada sala no pré-parto;
8. Um cardiotocógrafo em cada pré-parto;
9. Aumentar número de leitos para gestantes e puérperas;
10. Aumentar número de leitos na NEO;
11. Funcionamento adequado de duas salas de cirurgias. Salas bem equipadas, ar condicionado em todo Centro Obstétrico pois o calor dentro do CO está insuportável e um centro cirúrgico tem que ser todo refrigerado;
12. Aumento do número de caixas para cirurgias;
13. Aumento do número de LAPS para cirurgias;
14. Melhoria do conforto médico masculino e feminino, colocando colchões melhores nas camas, lençóis melhores (os nossos são muito finos), lençol de elástico para cobrir os colchões;
15. Não faltar as medicações básicas, principalmente os antibióticos, tipo metronidazol. gentamicina, rocefin, clindamicina, ciprofloxacina etc.

FONTE:BLOG DEMAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário