"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESPERANDO UM MILAGRE

As Eleições 2012 em Feira de Santana ,não parecem reservar-nos grandes surpresas. Embora estejamos a aguardar a oficialização da pré-candidatura demista,avaliações sem clareza científica,mas coonestadas até mesmo por autoridades estaduais ,apontam o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho como o preferido da população para reassumir a condição de Governador dos Feirenses. A vontade popular parece ter rumo e destinação clara, até o momento. O que resta para que a poderosa máquina estatal,que distribui centenas de benesses, desde escavadeiras a empregos,renda-se à vontade popular? Além do cumprimento de formalidades legais junto à Justiça Eleitoral  a cargo dos diversos partidos que comporão as alianças diversas,faltam os acordos de bastidores que definirão a rota e o planejamento político-eleitoral dos próximos pleitos. Logo a seguir estaremos voltados para as Eleições Estaduais de 2014 e quem fincar uma bandeira nesta cidade de 400 mil eleitores,certamente reunirá condições de lançar olhares esperançosos voltados para as confortáveis salas do Palácio de Ondina. 
As eleições estaduais serão fortemente influenciadas pelas eleições municipais e pela natureza das coligações que sejam montadas nos dias atuais.Irecê deu a partida e o jovem deputado Luizinho Sobral ,pré-candidato a Prefeito,parece consolidar uma forte aliança com 14 Partidos ,dentre eles o PMDB controlado,na Bahia, pelo ex-ministro lulista Geddel Vieira Lima. Êste é o desenho. Cabe torná-lo destino de todos os oposicionistas se desejarem vencer a azeitada e poderosa máquina petista que ocupa,hoje, Ondina e Brasília. 
Com espantosos índices de popularidade que alcançaram 64% de bom e ótimo, segundo avaliação do Instituto Datafôlha,os ocupantes do Alvorada parecem inalcançáveis, considerando-se que o ex-Presidente Lula, preferido do Povo Brasileiro para 2014,segundo o mesmo Instituto,se candidato for,garantirá à coalisão petista que governa o País,grandes probabilidades de permanecer no Poder Central. 
Quanto à Bahia e Ondina, uma decisiva e bem estruturada aliança em torno do PMDB geddelista criará condições objetivas de vitória para 2014.
Nesta equação encaixa-se, à minha avaliação, as decisivas Eleições Feirenses. Uma vitória esmagadora  e massacrante dos opositores na Princesa do Sertão, fará ressurgir como Fênix  ungida pela vontade popular,potenciais postulantes às confortáveis poltronas do Catete baiano. A peça que falta é o PMDB feirense,que encolheu ao longo dos anos mas não perdeu o apelo de massas com a sua forte história local. Se o PMDB local aliançar-se, num ato político perfeito, com as atuais forças de oposição aos Governos Estadual e Municipal, veremos criada em Feira de Santana condições objetivas de vitória para 2014. 

É aguardar o andar da carruagem e quem sabe, numa manobra miraculosa e espetacular do ponto de vista de demonstração de prestígio político,trazer o Vice-Presidente Michel Temer à Feira e fazê-lo discursar no Ato de Lançamento da Pré-candidatura do ex-Prefeito ,desejando-lhe sucesso e sorte nas Eleições Municipais de 2012.

Êste sempre foi o meu pecado original : sonhar com modelos perfeitos e resistir a render-me à atroz realidade.

Temer,o número dois da República ,no palanque das Oposições baianas é sonhar demais. Geddel seria capaz de operar este milagre?

Oldecir Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário