"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UM TESTE "MINUTO" PARA A TUBERCULOSE

ESPERA-SE QUE O NOVO PROCESSO PERMITA O DIAGNÓSTICO MAIS RÁPIDO DE 9,4 MILHÕES DE NOVOS CASOS ANUAIS DA DOENÇA


Clique na foto para ver o gráfico

Trata-se de um importante avanço na luta contra este flagelo mundial ,a tuberculose. 'Um minuto de teste diagnóstico, mais rápido e mais confiável do que o exame antigo utilizados nos países em desenvolvimento, foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua distribuição deve promover diagnosticos mais precoces, que podem interromper a cadeia de transmissão desta infecção longa e difícil de tratar (pelo menos seis meses, com vários antibióticos). "A implementação deste teste poderá resultar em uma triplicação do número de casos diagnosticados de tuberculose resistente e a duplicação do número de casos diagnosticados de tuberculose associada ao HIV em áreas com alta prevalência dessas infecções", diz a OMS.

Totalmente automatizado

Apesar dos programas internacionais desenvolvidos por décadas, a tuberculose, doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que se propaga através do ar, está longe de ser erradicada. A taxa de mortalidade começou a reduzir,bem como a incidência global (casos novos por ano), que vem diminuindo desde 2004. Mas os números continuam alarmantes: em 2009, 9,4 milhões novos casos foram registrados, sobretudo nos países em desenvolvimento, incluindo mais de um milhão de pessoas vivendo com HIV. E 1,7 milhões de pacientes morreram. Os especialistas estão mais preocupados com a progressão da tuberculose resistente a múltiplos antibióticos, que agora somam 440 mil novos casos por ano, um terço das quais foram fatais. Até agora, nos países em desenvolvimento, o diagnóstico depende de encontrar bacilos no escarro(microscopia), exame desenvolvido há 125 anos e que detecta,apenas, metade dos casos. A cultura da amostra, o teste de referência que não é feita em toda parte, aumenta a sensibilidade, mas pode demorar três meses. O novo teste é validado pela OMS e apela para a tecnologia moderna capaz de identificar o DNA do M.tuberculosis e de cepas mutantes resistentes à Rifampicina e Isoniazida . Totalmente automatizada, dá resultados em menos de duas horas, com um desempenho muito superior aos do exame direto de escarro, de acordo com um estudo publicado no início de setembro, no prestigiado New England Journal of Medicine. Além disso, identifica a resistência à rifampicina, uma droga de referência no combate à tuberculose. A máquina, que tem pequeno volume, pode ser usada pela equipe médica em deslocamentos rápidos e fáceis.

Disponíveis no próximo ano

Para facilitar o acesso a essa ferramentas,a Fundação para Equipamentos Novos (FIND) negociou uma redução de 75% no preço com o fabricante. "O custo por teste será de cerca de 17 dólares para 2011, mas pode ficar abaixo de 10 dólares dentro de dois a três anos", espera o Dr. Giorgio Roscigno, CEO da Localizar.O preço da máquina - que pode ser utilizado para outros fins de diagnóstico ,está na faixa de US $ 17.000. O ensaio já deve estar disponível em 150 localidades no próximo ano, de acordo com o diretor da Localizar. "Nós acreditamos tratar-se de um bom primeiro passo e aguardamos ver os resultados, assegura a Dra. Catherine Hewison, especialista em TB Médicos Sem Fronteiras. Vamos avaliar este teste no campo. "No entanto, segundo este especialista, este não é o exame ideal. "O escarro pode ser negativo, sobretudo entre as crianças e as formas extrapulmonares. O que pode realmente mudar as coisas, é um teste de sangue ou de urina ", disse ela.

09/12/2010

Cabut Sandrine/Tradução OLDECIR MARQUES/22/12/2010 7:15 HS

Le Figaro Santé.fr

SAIBA MAIS SÔBRE DIAGNÓSTICO MOLECULAR DA TUBERCUOSE

[PDF]

Diagnóstico Molecular Rápido de Tuberculose no Brasil

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
Ano 11 | Número 10 | Setembro 2010. 10. Diagnóstico Molecular Rápido de Tuberculose no Brasil. Dentre os 22 países que concentram 80% dos casos reportados ...
www.richet.com.br/publique/media/InformeRichet_numero10.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário