"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

9,5 MILHÕES DE ELEITORES ESTÃO APTOS A VOTAR NA BAHIA.

Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia possui 9,5milhões de eleitores, 7% do total de votos do país. O estado com maior peso eleitoral é, disparado, São Paulo, com 30,3 milhões de títulos aptos a registrar o sufrágio – a quantidade representa 22,3% do total de eleitores. Em seguida vem Minas Gerais, com 14,5 milhões de eleitores, ou 10,6% do total. O terceiro lugar é do Rio de Janeiro, com 11,5 milhões de eleitores, ou 8,5% do total. O menor colégio eleitoral é Roraima, com 271,8 mil eleitores, ou 0,2% do total. No dia 3 de outubro, 135.804.433 eleitores serão aguardados nas urnas para escolher deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o novo presidente da República. O número reflete um aumento de 7,86% em relação aos eleitores aptos a votar de 2006.
Postado por Ruy Pinheiro/Cidade SolNotícias.

Comentário
Com 9,5 milhões de eleitores aptos a votar, a Bahia se constitui no 4°maior colégio eleitoral do Brasil e , segundo os últimos números do Ibope, deverá ter a eleição para Governador decidida no 1° turno. Usando a linguagem dos jornalistas do The Economist, só um "cataclisma" será capaz de mudar as avaliações estatísticas dos diversos Institutos. Torna-se cheia de emoção, entretanto, a corrida por duas vagas no Senado da República. Quem fará companhia a João Durval a partir de janeiro de 2011? Os tres candidatos dilmistas estão tecnicamente empatados, segundo a mais recente avaliação do IBOPE. O senador César Borges, de passado carlista, ex -governador, filiado ao PR e fazendo campanha na Bahia ao lado do ex-ministro lulista Geddel Vieira, vem caindo a cada nova pesquisa e já perdeu, aproximadamente 5 pontos: estava com 34% e agora tem 29%. Os wagneristas Pinheiro e Lídice, crescem lentamente e já se aproximam do senador com 27% e 26%, respectivamente. Tudo indica que as duas vagas serão decididas entre estes três candidatos. Não deixa de ser surpreendente o desempenho do líder feirense de centro-direita o ex-Prefeito José Ronaldo que agora, aparece com 14% das intenções de voto. A confirmar esta tendência de crescimento, o ex-prefeito, que realizou uma administração eficiente nos últimos oito anos,poderá amealhar cerca de 800.ooo votos dos baianos e tornar-se,assim, um nome estadualizado e apto para vôos mais altos. O andar da carruagem mostra que JR será o mais forte concorrente do wagnerismo, em 2012, na corrida para o Paço Municipal, trampolim obrigatório para futuras operações e lutas pelo poder na Bahia.Não acredito que com uma segunda derrota e com Dilma no poder, insista-se com Paulo Souto para 2014. Assim, a Bahia sinaliza de modo afirmativo para o soutista Ronaldo, que deverá buscar alianças desde já tendo em vista futuros embates. A dobradinha com Aleluia (7%), nota 10 do DIAP, pode render frutos, a médio prazo.O ex-prefeito José Ronaldo, que deverá ter votação expressiva em Feira de Santana algo em torno de 180.000 a 200.000 votos, considerando a possibilidade de amplas combinações à direita e à esquerda e a natural desideologização do ato eleitoral, parece ser o político demista que escapará, por prestígio pessoal ,das dificuldades que a sua legenda deverá enfrentar no choque com a onda vermelha.
Cheguei a estes números considerando uma abstenção próxima de 20% e nulos e brancos em torno de 20%. Tomei por base os números dasELEIÇÔES 2006(TRE/BA),para o Senado com dados oficiais de 20,68% para abstenção e 21,75% para nulos e brancos com um total de 5.653.266 sufrágios válidos para o senado , com um comparecimento de 7.225.104 eleitores. Com um crescimento relativamente pequeno(7,86%), os números de 2010 não deverão ser muito diferentes.Em 2006 o número de eleitores aptos a votar era de 9.109.353 .Assim, tudo indica, excetuando-se eventuais milagres , que Lula/Dilma/Wagner, elegerão os dois senadores baianos, futuros companheiros do histórico João Durval.As dificuldades para a oposição, serão crescentes (bancada federal reduzida, três senadores situacionistas, governo federal e estadual fora do controle), entretanto, é preciso reconhecer que o opositor em Feira de Santana, tem prestígio e muito voto e o seu nome é por demais conhecido:José Ronaldo de Carvalho. Virão, certamente,novos golpes, mas ficará a potencial empatia com as massas feirenses, baseada na condição de principal e mais importante líder de oposição na Bahia. Oldecir Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário