"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIA DO NUTRICIONISTA

Hoje já sabemos que para se ter uma melhor qualidade de vida, a mudança em alguns hábitos alimentares é essencial, além de ingerirmos os alimentos em pequenas quantidades, e por várias vezes ao dia. O assunto tem sido discutido e apresentado nos mais diversificados meios de comunicação, mas principalmente em sites e revistas, onde você pode encontrar dicas e orientações de especialistas.

Mas para compreender melhor e encontrar o que realmente se adequa a seu perfil, nada melhor do que buscar ajuda com a pessoa certa, ou seja um bom Nutricionista. Profissional que vai lhe orientar em todas essas questões alimentares essenciais no sucesso da busca por uma vida mais saudável.
Em virtude da importância desse profissional, a Associação Brasileira de Nutricionistas(ABN), que foi criada na data de 31 de agosto de 1949, sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição, resolveu assim comemorar também nesta data o Dia do Nutricionista.


É com o Nutricionista que podemos planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar adequado para cada um, ou mesmo reeducar-se para adquirir bons hábitos alimentares na vida, esquecendo de vez daquelas velhas práticas de adotar aquelas dietas da moda encontradas em revistas, que citam sempre pessoas e alimentos que na maioria das vezes possuem um biótipo e uma realidade bem diferente de quem está lendo.


Ao longo dos últimos anos, especialistas vêm alertando para os cuidados que se deve ter com os modismos alimentares, pois cada um tem um metabolismo diferente, e nem toda alimentação pode favorecer a todos. Sendo assim segue algumas dicas extraídas de sites para se ter uma vida mais saudável :



- Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.
- Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda de peso também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).
- Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar numa indigestão. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
- Reduza certos alimentos, não os elimine completamente. Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.
- O que fica e o que sai do cardápio. Prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.
- Consuma alimentos ricos em fibras. Os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.
- Beba bastante líquido diariamente. O corpo humano precisa de, no mínimo, 2 litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.
Alagoas em tempo real.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário