"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o Cartão.
As pessoas que não tiverem o Cartão de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde. A meta do Ministério é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014.

I° CONGRESSO ESTADUAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA E COMUNICAÇÃO DO PARTIDO POPULAR SOCIALISTA






terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TESES EXÓTICAS



TOM SURPREENDE: QUE PAÍS É ÊSSE? SOA A GRITO DE GUERRA E HINO DE ESQUERDISTA OU À GENÔMICA ANÁRQUICA DO CAZUZISMO.

O HÁBIL JUSTINIANO FRANÇA, MESTRE DA POLÍTICA E RONALDISTA DE CARTEIRA, TRABALHA COM AS SUTILEZAS HABITUAIS PARA CONQUISTÁ-LOS E CONVENCÊ-LOS A ADERIR O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL AOS INTERESSES POLÍTICO-ELEITORAIS DO SEU GURU .

CADA NOVA CRISE NO JÁ DESGASTADO TERRITÓRIO DA SITUAÇÃO(GREVES DE PROFESSORES, GREVES DE POLICIAIS,ETC...) FAVORECE  SEMPRE E CADA VEZ MAIS O JOGO HABILIDOSO DE VEREADORES EXPERIENTES E  DETERMINADOS DA OPOSIÇÃO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE O BLOCO OPOSICIONISTA TENDE A CRESCER. AS FUTURAS COLIGAÇÕES E O SALVE-SE QUEM PUDER , VAI DIRECIONAR E RETIFICAR AS ROTAS POLÍTICAS DE FUTUROS CANDIDATOS. 

TOM ,ENTÃO, NUM LAMPEJO DE GÊNIO POLÍTICO, LANÇA UMA TESE EXÓTICA E HILARIANTE: PROPÕE A CANDIDATURA DE JOSÉ RONALDO AO GOVERNO  DO ESTADO E UMA ALIANÇA COM O ATUAL ALCAIDE DEFENDENDO A SUA REELEIÇÃO. NÃO É VELA É CANDELABRO DE OURO PARA DEUS E OUTRO CANDELABRO DE OURO PARA...  JURA, A SEGUIR, QUE VOTARÁ NO ZÉ DA FEIRA.
DIGA-SE DE PASSAGEM ,O LÍDER MAURÍCIO CARVALHO, PROPUGNA TESE SEMELHANTE E NÃO SE CANSA DE AVISAR À OPOSIÇÃO QUE INTEGRA UM GRUPO VENCEDOR ,REFERINDO-SE ÀS ALIANÇAS DE PASSADO RECENTE ,QUANDO OS INTERESSES DOS ATUAIS CONTENDORES, CONVERGIAM.

TOM NUNCA LEU MAQUIAVEL. ESTOU PENSANDO EM OFERECER-LHE UM EXEMPLAR DE "O PRÍNCIPE" COM DETALHES DO PENSAMENTO DO ILUSTRE MESTRE FLORENTINO. 
QUE SE CUIDEM OS FUTUROS PREFEITURÁVEIS! 
NUNCA É DEMAIS RECORDAR QUE "POLÍTICA É COMO NUVEM!" , SEGUNDO MAGALHÃES PINTO E O PROFETA EVERTON,O INTELIGENTE TOM.

OLDECIR MARQUES

DIREITO AO CONTRADITÓRIO



MAURÍCIO CARVALHO ADVOGA EM CARÁTER PREVENTIVO E EXERCE O SAGRADO DIREITO AO CONTRADITÓRIO. ENSINA QUE  EM TODAS AS ADMINISTRAÇÕES DAS QUAIS PARTICIPOU CONHECEU MULTAS  E AS CONSIDERA NORMAIS.

OLDECIR MARQUES

EU ACUSO!



DANDO CONTINUIDADE , NESTE SEGUNDO SEMESTRE DESTA LEGISLATURA, TOURINHO CONTINUA A FAZER ATAQUES CERRADOS CONTRA O ATUAL PREFEITO. EXIBE DOCUMENTOS E RELATA A OCORRÊNCIA DE MAIS UMA MULTA EM RAZÃO DE IRREGULARIDADES DETECTADAS PELO TCM.
AS ÚLTIMAS DENÚNCIAS TAMBÉM FORAM ACATADAS POR UNANIMIDADE.

OLDECIR MARQUES

VEREADORES CONSIDERAM MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA CONTRA O SARGENTO JOEL, UMA AÇÃO DE NATUREZA POLÍTICA





 Vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana contestaram, nesta terça-feira (28), o Mandado de prisão preventiva, decretado pela Justiça Militar, contra o colega Otávio Joel de Araújo, mais conhecido como Sargento Joel (DEM).O legislador, que é militar reformado, está sendo acusado de ser um dos articuladores da greve da Polícia Militar, no município de Feira de Santana, ocorrida recentemente.

Roque Pereira(PTN) classificou o mandado de prisão preventiva como uma arbitrariedade de Governo do Estado .“Sargento Joel faz parte da categoria e não pode dar apoio aos grevistas. Não posso aceitar e nem comungar com esse tipo de atitude que o Governo do Estado tomou”, disse.

O edil Ailton Mô (PSDB) declarou que ouviu de policiais militares que, além de Sargento Joel, “outros colegas estão sendo procurados”. Para ele, o governador Jaques Wagner está sendo contraditório, uma vez que, em entrevista, afirmou que os policiais que participaram da greve, de forma pacífica, não sofreriam punição. Ailton também ratificou que Sargento Joel é um homem de caráter ilibado.

O vereador Carlos Alberto da Rocha – Frei Cal (PMDB) salientou que Sargento Joel está sendo enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Também na opinião do peemedebista, Joel é incapaz de ser “esse homem que pratica algo contra a Segurança Nacional”.

O discurso mais empolgante e veemente foi ,entretanto,do edil José Carneiro(PSL).Carneiro,discursando como um brilhante tribuno, lembrou aos seus pares que a Casa da Cidadania não pode enão deve ser omissa diante de episódio que considera muito grave e prenuncia posturas ditatoriais.
Para Carneiro, o Departamento Jurídico da Casa Legislativa precisa atuar de forma serena,mas firme e decidida em assistência a Joel, que se encontra sob mandado de prisão preventiva devido ao apoio à greve dos policiais militares. José Carneiro lembrou que o Sargento Joel é vereador de quatro mandatos e "não tem perfil de homem agitador", salientando tratar-se de uma injustiça que parte de stores do Governo Estadual.

O vereador Justiniano França (DEM) lamentou a atitude do Governo do Estado e disse ter certeza que “essa ação é política”. Segundo o democrata, a atuação do edil Sargento Joel na greve da Polícia Militar, desencadeada no ano de 2001, foi bem maior do que a de 2012.

Marialvo Barreto(PT) lembrou que Joel foi seu aluno e é um homem ordeiro, pacato e bom:“Sargento Joel não tem, na sua formação, qualquer característica de ser uma pessoa violenta ou incitar a violência. Isso eu tenho certeza, por conhecê-lo bem”, garantiu o histórico e combativo petista.
BASEADO EM BOLETIM DA ASCOM
VÍDEOS:SAÚDE E CIDADANIA

MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

Controle de casos assintomáticos de malária é fundamental, aponta estudo Agência FAPESP :: Especiais

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HOSPITAIS PÚBLICOS E NOVAS TECNOLOGIAS

INFORMATIZAÇÃO  DE HOSPITAIS FEDERAIS SERÁ CONCLUÍDA ATÉ OUTUBRO

O processo, já iniciado nos hospitais da Lagoa e de Ipanema, chegará aos seis hospitais federais  do município até o mês de outubro.


A Informação foi divulgada, neste sábado, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o processo, já iniciado nos hospitais da Lagoa e de Ipanema, ambos na zona sul da cidade. chegará aos seis hospitais federais no Rio de Janeiro no mês de outubro.
O próximo será o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá. Os hospitais do Andaraí e Geral de Bonsucesso, na zona norte da cidade, além do Hospital dos Servidores do Estado, no centro, virão em seguida. A informatização dos hospitais permitirá, por exemplo, colocar online informações sobre pacientes, medicamentos e insumos nas unidades de saúde.
De acordo com Padilha, a informatização faz parte de uma reformulação dos hospitais federais no Rio. " O Ministério da Saúde está fazendo uma profunda reformulação nesses seis hospitais federais, inclusive de gestão, buscando combater o desperdício de recursos, definir o papel de cada um desses hospitais, e em que cada um deles tem que se especializar mais" , disse o ministro.
Ele afirmou, ainda, que não há nenhuma intenção de passar a gestão dessas unidades para o estado ou para o município, como já ocorreu no passado. " O que estamos buscando é uma maior integração desses hospitais com o conjunto da rede, para um melhor atendimento à população. Os leitos de UTI [unidade de tratamento intensivo] desses hospitais já integram a central de regulação do estado e do município" , disse.
FONTE: ISAÚDE.NET

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A MISSÃO

MISSIONÁRIOS DO SENHOR

Aconteceu, no dia 29 de janeiro, na Catedral Metropolitana de Santana, missa de envio de três missionários da Arquidiocese de Feira para o Amazonas. O padre João Carlos Falcão de Brito, juntamente com os seminaristas José Ribeiro e Leomário Gonçalves, vão atuar na Paróquia Imaculado Conceição, em Manaus, a maior metrópole da região. 

A missão faz parte da comemoração dos 50 anos da Arquidiocese de Feira, que é a líder da "Província Eclesiástica de Feira de Santana", que atende a mais de 160 municípios baianos com população superior a 4,2 milhões de habitantes.

FONTE: BLOG DO TIO BETO





Monsenhor Beto,
Um cordial abraço!


Monsenhor Bienvenu Mirieu tinha boas razões para distribuir seus bens materiais para os pobres , os degredados e os ladrões de Paris.Victor Hugo, descreve com maestria e ímpar talento, este extraordinário personagem do mundo europeu pré socialista que pode ser  revisto em Les Misérables(livro e filme). Quanto a mim creio que a reencarnação em si mesma nos impõe missões.E é , sem sombra de dúvidas , admirável a postura corajosa destes padres e missionários que foram enviados à Amazônia em missão de catequese.Que Deus, na sua infinita misericórdia os proteja! 
Seria prudente, entretanto, conhecer um pouco da farmacologia da cloroquina,poderoso e eficiente anti-malárico. Manias de médico.
Em respeito à missão que desempenharão , brindo-os com uma cópia dublada do filme homônimo, A Missão, com destaque para a excepcional trilha sonora composta por Ênio Morricone.
Vale a pena,vê-lo!


OLDECIR MARQUES-MÉDICO

PPS/FEIRA: SOCIALISMO DEMOCRÁTICO EM MARCHA


As reuniões do PPS de Feira de Santana estão, cada vez mais, bastante concorridas.Cerca de 25 militantes,na sua esmagadora maioria pré-candidatos a vereadores, estiveram na Sede do Partido e ,além de discutir e aprovar a Ata da Reunião anterior , atendeu ao pedido do Presidente Carlos Lacerda que os instou a falar do andamento das suas candidaturas. A reunião começou às 14:15 hs e foi concluída às 17:00 hs. O entusiasmo começa a tomar conta da militância e o Partido deverá , em momento próprio, discutir Planejamento de Campanha, quando serão feitas considerações por profissionais habilitados e credenciados pelo Partido, sobre Logística, Recursos Financeiros, Propaganda e Publicidade e Recursos materiais como carros de som, equipamentos para filmagens e inserçoes de fotos ,vídeos e áudios no espaço digital. 

O PPS realizará, em Alagoinhas, no dia 17 de março, a III° Conferência Estadual de Comunicação e a Jornalista Érika Araújo, o médico e blogueiro Oldecir Marques e o cinegrafista  Erivaldo Cabaceira estarão presentes ao evento e apresentarão, em conjunto, informes  sobre a evolução do Partido em Feira ,no que concerne ao ítem Comunicação de Massas. O Partido discutirá o envio de militantes ,em embaixada, ao evento.

OLDECIR MARQUES

HISTÓRIA DE UMA VIDA REAL



O PPS trouxe-me novas esperanças em relação ao exercício da política.Eu sei e reconheço que os seres são movidos por interesses  os mais diversos e que o egoísmo é um traço ,senão dominante, bastante expressivo do comportamento humano. Não acredito que na política existam santos.Todos têm os seus sonhos e lutam, com as armas que dispõem, para realizá-los. Tenho buscado tornar este Partido, que não tem sequer um único vereador,bem visível e presente na sociedade. Devo admitir que não sou o único, a fazer este esforço.Nossos companheiros militantes  buscam, com idéias próprias , construir caminhos próprios. Entretanto , eu escolhi o caminho da Comunicação de Massas para ajudar e contribuir com o Partido Popular socialista na luta para atingir os seus objetivos colimados. Devo confessar que tenho encontrado no Presidente Carlos Lacerda uma extraordinária compreensão. 


Defendo a criação de uma Rede de Comunicação interna/externa, espécie de  Rêde de Trabalho que estaria linkada ao futuro Portal do PPS Municipal, a ser criado conforme acordo feito com técnicos em Informática e Redes que fizeram, recentemente, palestra sobre a importância crucial deste tema. Ainda há setores tradicionalistas no Partido que resistem à idéia. Não compreendo bem as razões destes militantes. Devo lembrar-lhes ,contudo, que as redes sociais são um fenômeno universal que nasceu com o grande teórico da Comunicação ,Mc Luhan,inventor da expressão "aldeia global" e que, nos dias atuais, consolida-se como a grande porta da Comunicação futura. Pensando assim, entendo que os Partidos Políticos, devem modernizar-se e ensinar, educar seus militantes  a usar Notebooks, Celulares modernos,Tablets, enfim modernos equipamentos que reduzem distâncias e tornam a Comunicação democrática , associada à verdade e que nos chega em tempo real.


Sou membro da Comissão de Ética do Partido,em Feira de Santana, eleito por voto direto juntamente com os meus atuais camaradas de Diretório. Tenho feito um esforço ingente para servir ao ideário do Partido,com o qual comungo e respeito. Não dispenso qualquer tipo de favor a quem quer que seja e não pretendo dizer amém a manobras, internas ou externas, que venham a prejudicar a evolução do Partido no nosso Município.


Organizei uma dezena de Blogs para servir ao Partido. Estimulo todos os companheiros pré-candidatos a organizar seu Sites ou Blogs , como forma de reduzir o custo de suas campanhas e ,principalmente, como instrumento de "PUBLICIZAÇÃO" das suas idéias e teses. Já li Pulitzer, Engels, Marx,Lênin.... e acompanho a evolução do modêlo chinês, hoje a 2° mais poderosa potência planetária, que ressurgiu com o Marechal Chiang Kai Chek,transformou-se com Mao Tsé Tung e sofreu uma Revolução Econômica com Deng Chiao Ping. Os chineses vivem,hoje, um país com grande evolução tecnológica ,para um povo que está banindo a pobreza,apesar de falhas em termos do exercício de alguns  Direitos Humanos.

Creio que o Novo PPS de Feira de Santana saberá modernizar-se e tornar-se um Partido competitivo. 


O partido não tem donos, tem hierarquia.Assim, os camaradas que têm a responsabilidade de condução do Partido saberão avaliar os passos que estão sendo dados pela atual Executiva.


Quero deixar claro que não atuo ,apenas, para eleger-me, se candidato for, segundo a Lei, mas,fundamentalmente,para estruturarmos uma agremiação política libertária e compromissada com democracia e sociedades abertas.
Tenho feito muitos vídeos com o Presidente. Agora,já temos vários links de novos blogs e já estamos, também, tornando-os mais visíveis e mais visitados. Espero que, com uma sólida infraestrutura, recursos de propaganda e publicidade,mensagens adequadas, militantes aguerridos e um comando central transparente, possamos redesenhar o mapa político e do poder , em Feira de Santana.

OLDECIR MARQUES

ARTES PLÁSTICAS




Exposição das Telas de J. Sobrinho na Galeria de Arte Caetano Veloso em Santo Amaro-BA, Nesta Oportunidade o Artista Presenteou Uma de Suas Telas a D. Canô, Que Conta com 103 Anos de Idade, Ela é Mãe dos Artistas Caetano Veloso, Maria Betânia e Rodrigo Veloso.
J. Sobrinho é um artista plástico pernambucano e cidadão feirense, este é seu mais recente trabalho. O Artista desenvolveu uma técnica utilizando-se do resíduo denominado pó de cupim.

VÍDEO TV DIGITAL BR/DOM PEIXOTO

LICENÇA PADRÃO DO YOU TUBE

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LIDERANÇA E LEALDADE

LUCIDEZ E PACIÊNCIA

UM HOMEM DE PALAVRA

TORRES ESTÁ CONCENTRADO EM TRÊS OBJETIVOS: 1- CONQUISTAR A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA NA CÂMARA ALTA; 2- FORMAR E AMPLIAR QUADROS NA CÂMARA DE VEREADORES;3- REELEGER-SE PARA DEPUTADO FEDERAL.


TORRES É JOVEM E SABE QUE PODE ESPERAR. SE CONSIDERARMOS QUE É POSSÍVEL FAZER POLÍTICA ATÉ OS 80 ANOS, TORRES(40ANOS) TERÁ PELA FRENTE 20 POSSIBILIDADES DE CANDIDATAR-SE, CONSIDERANDO CICLOS DE DOIS ANOS. NÃO HÁ PRESSA. TORRES TEM RECURSOS MATERIAIS PRÓPRIOS, É POPULAR E É AMBICIOSO SEM SER GANANCIOSO.


CONSOLIDA A CADA NOVO DIA A REPUTAÇÃO DE UM HOMEM DE PALAVRA E COMPROMISSO E OS SEUS ASSESSORES MELHORAM A OLHOS VISTOS. TORRES TEM UM ENCONTRO COM O FUTURO POLÍTICO ADMINISTRATIVO DE FEIRA DE SANTANA. PRECISA ELABORAR PROJETOS DE IMPACTO E CRIAR ESPAÇOS PARA BENEFICIAR FEIRA COM EMENDAS AO ORÇAMENTO QUE SE CONVERTAM,DE FATO, EM BENEFÍCIOS PARA O POVO. A COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PODE SER A PORTA TÃO DESEJADA. SUCESSO,TORRES!
OLDECIR MARQUES

PSD QUER TEMPO DE TV DO DEM



De um lado, os dirigentes do no­vo Partido Social Demo­crático (PSD) querem o tempo do horário eleitoral gratuito proporcional dos deputados que aderiram à sigla bem como recursos do fundo partidário. De outro, os representantes dos partidos que perderam deputados para o PSD, principalmente DEM e PSDB, dizem que vão reagir se perderem tempo para a nova sigla. Está armada a briga que será definida no Tribunal Superior eleitoral (TSE), quando o PSD ingressar com o pedido do tempo.

Comandante da nova agremiação em Goiás, o deputado federal Vilmar Rocha acredita que dentro de no máximo dez dias o partido entra com o pedido no TSE. O tempo dos parlamentares é superimportante para garantir um sucesso retumbante da sigla nas eleições do ano que vem. Vilmar acredita que o pleito tem grandes chances de sucesso na corte eleitoral, conforme opinião de especialistas e até de ministros que o partido tem consultado nos últimos dias(JORNAL OPÇÃO)



O PSD quer que a Justiça Eleitoral reconheça o direito do partido a um tempo de rádio e televisão proporcional a sua bancada na Câmara – 52 deputados eleitos, nem todos no exercício do mandato. Isso daria um tempo no horário eleitoral gratuito igual ou ligeiramente superior ao do PSDB. Os pessedistas pediram igual tratamento no que se refere à distribuição do fundo partidário, mas abririam mão desses recursos, se lhes fosse assegurado o tempo de mídia(BLOG DO FAVRE)...
LEIA E SAIBA MAIS:

SAÚDE E CIDADANIA: CORTESIA PUBLICITÁRIA


TRATA-SE DE CORTESIA PUBLICITÁRIA EM CARÁTER EXPERIMENTAL. 

DESDE JÁ, RENUNCIO A QUALQUER PRETENSÃO À MONETIZAÇÃO POR ESTAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS.

ESTOU A ESTUDAR A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS MEUS BLOGS E DESEJO ANALISAR OS DADOS DE "FEEDBACK" DESTA INICIATIVA. NOVOS PASSOS SERÃO DADOS APÓS ANÁLISE CRITERIOSA DOS RESULTADOS E DOS CONTATOS .

OLDECIR MARQUES

O ACASO E A NECESSIDADE


EU COLETEI ESTA FOTO NO FACEBOOK: UM DOS MEUS AMIGOS A ENVIOU COMO UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA E DE CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO DE DESAFIOS IMPOSTOS PELO ACASO. NESTE CASO NÃO HÁ PROGRAMAÇÃO GENÉTICA FORA DOS PADRÕES HABITUAIS. 

VÊ-SE ,PELA FOTO,QUE A PERDA DO MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO FOI TRAUMÁTICA(HIPÓTESE MAIS PROVÁVEL). O QUE SE PODE QUESTIONAR É POR QUE ESTE JOVEM HOMEM SE SUBMETE A TRABALHO TÃO DURO CONSIDERANDO A SUA DEFICIÊNCIA? HAVERÁ DESGASTE E COMPROMETIMENTO ARTICULAR(ARTICULAÇÃO ESCÁPULO-UMERAL ESQUERDA DEVE ESTAR ÍNTEGRA) SE ESTE HERÓICO E CORAJOSO TRABALHADOR CONTINUAR SENDO SUBMETIDO A ESTE TIPO DE TRABALHO,POR TEMPO PROLONGADO.NÃO CONSIGO VER O MEMBRO SUPERIOR DIREITO,ENTRETANTO, DEVE ESTAR PRESERVADO CONSIDERANDO O EQUILÍBRIO ESPACIAL DO CARRINHO DE MÃO.É LOUVÁVEL E DEVEMOS RESPEITAR ESTE JOVEM TRABALHADOR. CONSIDERO, CONTUDO,QUE ELE DEVERIA SER VISTO PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL, SUBMETIDO A UMA PERÍCIA MÉDICA CRITERIOSA E ,POR FIM, PROTEGIDO SOCIALMENTE. O APROFUNDAMENTO DESTA QUESTÃO DEVE PASSAR,NECESSARIAMENTE ,PELA AVALIAÇÃO DE ESPECIALISTAS QUE POSSAM INDICAR A SUBSTITUIÇÃO DO MEMBRO PERDIDO POR PRÓTESE CAPAZ DE PERMITIR A REINTEGRAÇÃO DESTE TRABALHADOR A UM RITMO DE VIDA LABORAL MAIS ADEQUADO À SUA NOVA REALIDADE. 

ESPERO, SINCERAMENTE , NESTES TEMPOS DE REDES SOCIAIS E DE COMUNICAÇÃO PLANETÁRIA,QUE A HISTÓRIA DESTE BRASILEIRO SUBMETIDO AOS RIGORES DO ACASO ,POSSA CHEGAR ÀS AUTORIDADES COMPETENTES E QUE PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS COM BASE EM DIREITOS HUMANOS E PRINCÍPIOS ELEMENTARES DE JUSTIÇA SOCIAL.

PODEMOS TORNÁ-LO VISÍVEL. LEMBRANDO-ME DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA E PARODIANDO-O,DIGO-LHES: " a dor da gente deve sair nas redes e nos jornais digitais".

A MELHOR FORMA DE AJUDÁ-LO É TENTAR PRESERVAR A SUA DIGNIDADE COMO TRABALHADOR E COMO SER HUMANO.

OLDECIR MARQUES -MÉDICO

MÉDICO BAIANO MORRE POR COMPLICAÇÕES DA DENGUE HEMORRÁGICA

A primeira vítima de dengue hemorrágica na Bahia, em 2012, morreu na terça-feira (21), segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que é profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), ressalta cuidados necessários no combate à doença.

“De acordo com o Ministério da Saúde (MS), Salvador é a capital do Nordeste com maior índice de infestação da dengue. A situação é preocupante e, por isso, precisamos evitar que o número de casos da doença aumente. Manter hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo é uma das formas de se prevenir contra o Aedes Aegypti. Dengue mata!”, declara a parlamentar.

Dados do último boletim da Sesab, fechado na semana epidemiológica do dia 4 de fevereiro, apontam que 2.744 casos de dengue foram notificados na Bahia, cerca de 46,8% a menos do que o mesmo período de 2011. No ano passado foram registradas 5.160 notificações.

O boletim epidemiológico informa ainda que 233 municípios do Estado notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. As cidades com maior número de casos de dengue em 2012, de acordo com o órgão, são Salvador, Guanambi, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Manoel Vitorino, Itabuna e Sento Sé.
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR

O paciente vítima de Dengue Hemorrágica a que se refere a Deputada feirense ,trabalhava em Jacobina a 330 km de Salvador e foi transferido  para o Hospital San Rafael onde veio a falecer. Segundo A Tarde, em reportagem assinada pelo jornalista Fábio Bittencourt, publicada nesta sexta -feira no caderno B,pagina 6,trata-se do médico Igor Porto Caldas, 31 anos, ilheense,casado e que deixa dois filhos.
OLDECIR

Mortalidade materna cai 19% no Brasil entre 2010 e...

FOTOS E VÍDEOS SAÚDE E CIDADANIA: Mortalidade materna cai 19% no Brasil entre 2010 e...: Mortalidade materna cai 19% no Brasil entre 2010 e 2011 - Saúde - Notícia - VEJA.com

FICHA LIMPA NO EXECUTIVO

Após vitória no Supremo, PPS quer estender Ficha Limpa para o Executivo


Após conseguir no Supremo Tribunal Federal (STF) a confirmação da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, o PPS vai trabalhar agora para aprovar no Congresso Nacional uma emenda que estende ao Executivo as regras que barram o ingresso de condenados na vida pública. A ideia é impedir que, inelegíveis, políticos de ficha suja sejam acomodados em cargos comissionados de governos municipais, estaduais e federal.

Para isso, o deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), que é membro da comissão da reforma política, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/2011) estabelecendo que a inelegibilidade eleitoral impede a ascensão a cargos públicos de ministro, secretário e diversos postos de chefia em órgãos da administração direta. “A sociedade certamente não gostaria de ver em altos cargos do governo aqueles que não podem nem se candidatar por causa de irregularidades ou ilegalidades”, justifica Alex. A proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Pela PEC, os inelegíveis também ficam impossibilitados de ocupar as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira. O mesmo ocorre com os candidatos a cargos de chefia e assessoramento: com a ficha suja não entra.

Em autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista também fica vedada a nomeação ou designação daqueles considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral.

“Essa PEC é um avanço da proposta original, de iniciativa popular”, explica Sandro Alex. Para o deputado, da mesma forma que o cidadão não quer fichas sujas em cargos eletivos, rejeita ver essas pessoas contempladas com altos cargos no governo. 

“Tão importante quanto alguém com mandato é aquele que ocupa um cargo de chefia, de assessoramento em um ministério, em uma autarquia, fundação, empresa pública ou sociedade de economia mista”, salienta Alex. Todos esses servidores, ressalta, devem demonstrar probidade e moralidade para exercer suas funções. 

“Não é possível que uma pessoa não possa disputar uma eleição porque está inelegível, mas possa ser nomeado para importante cargo comissionado”, defende o deputado, que conseguiu mais de 200 assinaturas de apoio a proposta.

Regra para todos


Sandro Alex ressalta ainda que o cidadão que vai prestar um concurso não pode estar comprometido com ilícitos. “A regra tem que valer para todos. Como é possível admitir que aqueles que vão exercer cargos de confiança, que nem fizeram valer sua entrada no serviço público via concurso, gozem de privilégio?”, questiona o parlamentar. 

A PEC, reforça Alex, acaba abrangendo aqueles que ajudam a comandar os destinos do país. “Se não pode ser deputado ou senador porque é ficha suja, também não pode ser ministro, secretário-executivo do ministério ou da estatal, não pode exercer cargo de confiança, seja ele qual for”.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ASPECTOS POSITIVOS DA LEI ROUANET-LEI N°8.313/91.



Hoje, a Lei nº 8.313 /91, conhecida como Lei Rouanet, completa 20 anos de existência. Em duas décadas, por meio de renúncia fiscal, o Ministério da Cultura apoiou 31.125 projetos, investindo R$ 9,1 bilhões (dados até 22/12/11). Neste período, ao mesmo tempo em que aprimorou a lei – com diversas instruções normativas – o MinC também buscou propor uma nova legislação, após amplo debate com a sociedade.
O projeto de lei do Procultura (PL 6.722/10) encontra-se na Câmara dos Deputados, na Comissão de Finanças e Tributação. A expectativa é que seja aprovado no próximo ano.
“A cultura se desenvolveu tanto que já não cabe na lei atual, em dimensão e em diversidade”, diz Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC.

Concentração: Sudeste e Cênicas
Segundo ele, o modo como a lei atual foi desenhado acabou por concentrar recursos em segmentos culturais – naqueles cuja renúncia chega a 100% – e em regiões que são pólos econômicos, sobretudo o eixo Rio-São Paulo, que detém a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “A nova lei tem de buscar a correção destas distorções”, avalia Menezes.
No ano passado, por exemplo, dos R$ 1,16 bilhão captado, 77% ficaram no Sudeste, enquanto o Norte do país ficou com apenas 2,3%. Em 20 anos, 67,3% dos projetos que conseguiram captar recursos da lei tiveram origem nesta região. Assim como houve concentração em uma das regiões brasileiras, o mesmo ocorreu nos segmentos culturais. Em 20 anos, as Artes Cênicas foram as que mais tiveram projetos (6.704) com captação de recursos, enquanto a área de Artes Visuais foi a com menor quantidade (2.324).
Menezes explica que a lei atual continuará sendo aperfeiçoada. “em janeiro o MinC deve publicar nova IN com algumas mudanças – até o Procultura entrar em vigor. Depois de a nova lei ser sancionada, o MinC tem 180 dias para regulamentá-la. “Aperfeiçoamos uma, enquanto paralelamente discutimos a outra”, diz. Na sua avaliação, a transição entre uma e outra lei deverá levar entre três e cinco anos, em razão da quantidade de projetos em execução, cerca de 12 mil.
Única bala
Quando a lei foi criada, em 1991, o Ministério da Cultura havia sido extinto e se transformado em uma secretaria – assim como outras instituições. O investimento em cultura, por meio de renúncia fiscal, era praticamente a única política de Estado para a área. No primeiro ano da existência da lei foram apresentados 32 projetos culturais e 11 autorizados a captar recursos. Não houve captação de recursos pelos projetos em 1992. No ano seguinte, em 1993, conseguiram captar recursos apenas dois projetos culturais, no valor total de R$ 21.212,78.
Com o governo Lula, a partir de 2003, e a ampliação do conceito de cultura – considerada sob três dimensões (cidadã, simbólica e econômica), houve um boom de investimento no setor, pois o espectro das áreas passíveis de receberem investimento com renúncia fiscal aumentou. No primeiro ano do governo Lula, por exemplo, foram captados R$ 430,8 milhões. No ano passado, o volume chegou a R$ 1,16 bilhão.
Procultura: melhor distribuição
Menezes diz que há um sentimento, errado, de que a lei deveria atender apenas aos pequenos – o que não está escrito em seus objetivos. “A lei é para todos, o que deveria haver é uma pontuação de que ganhasse mais renúncia fiscal aquele que desse maior retorno à sociedade”, avalia.
Segundo ele, a proposta do Procultura é que, para diminuir as distorções atuais, o percentual de renúncia não seja por segmento cultural e, sim, por um sistema de pontuação, cujos critérios poderiam ser gratuidade, realização das ações em vários estados (e não apenas no estado de origem do recurso), promoção de formação continuada, possibilidade de troca de experiências e outros critérios que promovam retorno a todos os brasileiros. Ou seja, quanto maior o impacto no meio cultural, maior será o incentivo oferecido pelo governo.
Desde modo, conseguiria a renúncia de 100% aqueles que tivessem uma pontuação alta. Assim, quanto menos pontos, menor também seria a renúncia – independente do segmento cultural. Com isso, segundo Menezes, não só haveria uma melhor distribuição por segmentos e regiões, mas também uma possibilidade de apresentação de projetos que irão ao encontro da demanda da sociedade brasileira.
Ele cita como exemplo um espetáculo, que pode ser levado a regiões de difícil acesso, que tenha tradução em libras (a linguagem dos sinais) ou audiodescrição, que culmine com debates em escolas. Ou seja, que não fique restrito ao circuito corriqueiro de uma produção cultural.
Os critérios de pontuação estão sendo discutidos no Congresso Nacional – há aqueles que acreditam que devam estar na lei e outros, que devem ser normatizados pelo MinC.
Reforço do Fundo
Outra mudança proposta com o Procultura é que um percentual da renúncia fiscal componha o Fundo Nacional da Cultura (FNC), de modo que o Ministério da Cultura pudesse então investir anualmente em projetos ligados às prioridades da política cultural. Em 2011, por exemplo, o FNC – sem este recurso – não ultrapassou os R$ 300 milhões, enquanto a Lei Rouanet investiu R$ 1,35 bilhão.
Menezes explica que, teoricamente, quando a lei foi criada, o FNC atenderia aos projetos que não conseguissem ser contemplados pela renúncia fiscal. No ano passado, o que foi captado pelo incentivo fiscal atendeu apenas 24,61% de toda a demanda brasileira por esses incentivos, que atingiu o montante de R$ 4,7 bilhões. Nesse mesmo ano, o MinC recebeu 10.256 de ações em busca de recursos, vindo de todos os estados brasileiros.
O secretário lembra ainda que, só ano passado, a renúncia fiscal brasileira somou R$ 77 bilhões e apenas R$ 1,16 bilhão foi para a cultura. Ele acrescenta, ainda, que a Lei Rouanet é o mais transparente mecanismo de incentivo fiscal do Brasil. Todos os projetos são públicos, o processo de análise tem participação ativa da sociedade, o acompanhamento é feito pelo MinC durante a realização das ações e a prestação de contas é obrigatória para aqueles que recebem o incentivo. Além disso, todos os números estão à disposição de qualquer brasileiro, em qualquer lugar, pois estão na página eletrônica do ministério, para consulta pública.
Fonte: Pauta Social/Enviado por Carlos Lacerda

INVICTA VENCE LICITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA TV CÂMARA

A empresa Invicta Comunicação Ltda. foi a vencedora da Tomada de Preços objetivando a contratação de empresa para executar o planejamento técnico, a criação, produção, implantação e operação da programação da TV Câmara. 
O certame foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), na Sala de Reuniões das Comissões da Câmara Municipal de Feira de Santana.  A primeira colocada da licitação apresentou um valor global de 160.555,20 pela prestação de serviço no período de um ano. A empresa transmitirá, em tempo real, até cinco eventos semanais na Casa da Cidadania. 
Além da Invicta Comunicação Ltda., participaram da referida Licitação: Cedro Editora Gráfica; E. E. de M. Costa & Cia Ltda., e Santo Antônio Filmes Ltda. A Comissão Permanente de Licitação da Casa Legislativa foi presidida por Marloy Antônio de Santana. Os membros da Comissão e equipe de apoio do Pregão foram Helder dos Santos Bezerra, Leila Soraya Lima Santos, Valdomiro dos Santos Silva e Jorge Rodrigues dos Santos.  Hilneide Araujo Almeida e Maria de Figueiredo Chahoud foram as pregoeiras. O procurador jurídico Rui Leme Padilha Júnior foi designado para realizar o julgamento do certame.
FONTE:ASCOM

SECULT CANCELA EDITAL DE CONCURSO

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) cancelou o edital nº 001/2012, que regulamentava a contratação de representante territorial de cultura. 
A decisão foi tomada após as denúncias que apontaram favorecimento de filiados políticos no certame.
No item de análise do currículo, o critério participação em sindicatos, partidos políticos e organizações da sociedade civil valia 10 pontos na contagem, abaixo de atividades em entidades culturais. 
LEIA MAIS:
http://www.dilsonbarbosa.com.br/noticias/bahia/6536/Ap%C3%B3s+den%C3%BAncias,+secretaria+cancela+concurso

INCÊNDIO NA SALES BARBOSA/CENTRO DE FEIRA DE SANTANA



EXCELENTE TRABALHO DO REPÓRTER SOCIALISTA ERIVALDO CABACEIRA. O PPS -FEIRA O PARABENIZA POR SABÊ-LO VOLTADO E COMPROMISSADO COM A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE AFETAM A NOSSA TERRA. É REALMENTE ABSURDO TER UM CORPO DE BOMBEIROS CAPACITADO E COMPETENTE E , APESAR DOS ATOS HERÓICOS QUE REALIZAM, MUITAS VEZES TEEM O SEU TRABALHO PREJUDICADO POR FALTA DE HIDRANTES, EQUIPAMENTOS MAIS ATUALIZADOS E MODERNOS E ,ATÉ MESMO, POR FALTA DE ÁGUA.
ERIVALDO CABACEIRA AGRADECE AO CONSAGRADO REPÓRTER NEY SILVA POR SUA CO-PARTICIPAÇÃO.
Oldecir Marques
odeoliveira.oliveira@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DIETA MEDITERRÂNEA,COM ALTO TEOR DE FIBRAS E BAIXO TEOR DE GORDURA ,PROLONGA A VIDA COM QUALIDADE


Segundo um novo estudo, comer grandes quantidades de vegetais e peixe, além de consumir produtos à base de animais como carne e leite com moderação, pode aumentar a chance de viver em mais de 20%.
Essa dieta mediterrânea, com alto teor de fibras e baixo teor de gordura, reduz o risco de câncer, doenças cardíacas, entre outras condições. Agora, o estudo mais recente sobre a dieta comparou seus efeitos sobre a longevidade em milhares de pessoas com 70 anos de idade ou mais, ao longo de mais de 40 anos.
“Isto significa na prática que as pessoas idosas que comem uma dieta mediterrânea vivem cerca de 2 a 3 anos a mais do que aqueles que não a fazem”, disse o pesquisador Gianluca Tognon.
Três estudos separados apoiam as conclusões desse relatório. Um examinou os benefícios da dieta sobre as pessoas na
Dinamarca, um sobre as pessoas no norte da Suécia e um sobre as crianças.

Tognon, um italiano nativo, disse: “A conclusão que podemos tirar desses estudos é que não há dúvida de que uma dieta mediterrânea está associada a uma melhor saúde, não só para os idosos, mas também para os jovens”.
De acordo com a Unesco, a dieta mediterrânea é baseada em produtos como peixe, legumes, nozes e frutas, mas também inclui uma estrutura de tradição, onde o conhecimento é passado entre as gerações e através das comunidades.
Desde 1950, os cientistas têm estudado a dieta típica de países como Itália e Grécia, depois de perceber que as pessoas nos países do sul europeu desfrutavam vários benefícios de saúde sobre os seus homólogos do norte.
No início deste ano, uma revisão de 50 estudos existentes, que analisou um total de 500.000 pessoas, descobriu que as que seguem a dieta têm menos probabilidade de desenvolver problemas de saúde que podem causar doença cardíaca, como obesidade, diabetes e pressão alta. O benefício da dieta consiste nos “efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios” dos alimentos.
Estudos anteriores também alegaram que a comida mediterrânea pode proteger contra o câncer e a demência.[Telegraph]
FONTE:HYPESCIENCE

SAÚDE PÚBLICA

Novo método para emagrecer: Marcapasso gástrico
Posted: 16 Mar 2011 08:33 PM PDT
Posted: 16 Mar 2011 04:45 PM PDT
FONTE:HYPESCIENCE

BLOG DO HELIOGORDO

QUARTA-FEIRA DAS CINZAS

Diácono Gilberto Santana:  "MOMENTO DE FÉ"

Para você Meditando o Evangelho de hoje Quarta-feira das Cinzas (Mt 6,1-6.16-18): 

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente”. “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. 


COMENTÁRIO: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles” Hoje começamos o nosso recorrido à Páscoa, e o Evangelho nos lembra os deveres fundamentais do cristão, não só como preparação a um tempo litúrgico, mas em preparação à Páscoa Eterna: “Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus» (Mt 6,1). A justiça da que Jesus nos fala consiste em viver conforme aos princípios evangélicos, sem esquecer que «Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20). A justiça nos leva ao amor, manifestado na esmola e em obras de misericórdia: “Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita” (Mt 6,3). Não é que se devam ocultar as obras boas, mas que não se deve pensar em elogio humano ao fazê-lo, sem desejar nenhum outro bem superior e celestial. Em outras palavras, devo dar esmola de tal modo que nem eu tenha a sensação de estar fazendo uma boa ação, que merece uma recompensa por parte de Deus e elogio por parte dos homens. Bento XVI insistiu em que socorrer aos necessitados é um dever de justiça, mesmo antes que um ato de caridade: «A caridade supera a justiça (…), mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é "dele", o que lhe pertence em razão de seu ser e do seu agir». Não devemos esquecer que não somos proprietários absolutos dos bens que possuímos, e sim administradores. Cristo nos ensinou que a autêntica caridade é aquela que não se limita a "dar" esmola, e sim que o leva a “dar” a própria pessoa, a oferecer-se a Deus como culto espiritual (cf. Rom 12,1) esse seria o verdadeiro gesto de justiça e caridade cristã, “de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa” (Mt 6,4). 
Colaboração de: evangeli@r.evangeli.net".
RÊDE DE BLOGS PPS-FEIRA DE SANTANA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

BLOG MOBILIDADE SEM LIMITES: MANIFESTAÇÃO PÚBLICA CONTRA A FLEXIBILIZAÇÃO DA LE...


RÊDE DE BLOGS PPS-FEIRA

BLOG MOBILIDADE SEM LIMITES: MANIFESTAÇÃO PÚBLICA CONTRA A FLEXIBILIZAÇÃO DA LE...: No dia 15 de Janeiro último, o jornal Folha de São Paulo, no caderno “Mercado”, página B4, publicou a matéria “STF poderá rever regras para...

A INTERNET MAIS CARA DO MUNDO ESTÁ NO BRASIL

O Brasil tem a internet e a telefonia móvel mais caras do mundo, a despeito da baixa qualidade dos serviços oferecidos. Para se ter uma ideia, a internet sul-coreana é aproximadamente 600 vezes mais rápida que a brasileira.Isso permitiu à Coreia do Sul criar um modelo de educação baseado na interação professor/aluno, com computadores e tablets em sala de aula, que já se tornou referência mundial.


LEIA MAIS:
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/artigos/55041/uniao+tem+oportunidade+de+baratear+a+banda+larga+no+brasil.shtml

PRIVATIZAÇÕES NO GOVERNO DILMA ROUSSEF

RÊDE DE BLOGS PPS-FEIRA DE SANTANA
CORTES NO ORÇAMENTO
O Governo Federal anunciou o maior corte no Orçamento já realizado na história do país. A tesoura de Dilma vai extirpar nada menos que R$ 55 bilhões da peça orçamentária aprovada pelo Congresso para 2012, ou R$ 5 bilhões a mais que os cortes anunciados no início do ano passado, e que era até agora o recorde.

A área social foi a mais atingida. Os dois setores mais afetados pelos cortes foram Saúde e Educação, tratados no discurso como prioridades pelo governo. As duas pastas perderam no total R$ 7,4 bilhões. A Saúde foi a grande vítima do governo Dilma, perdendo nada menos que R$ 5,5 bilhões previstos em seu orçamento. Já o Ministério da Educação perdeu R$ 1.9 bi. Além disso, o Ministério das Cidades, responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida, viu desaparecer R$ 3,3 bilhões, o mesmo corte que sofreu o Ministério da Defesa. Os ministérios da Justiça e da Integração Nacional tiveram, juntos, um corte de R$ 4,3 bi. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pela reforma agrária vai perder, por sua vez, R$ 1,2 bilhão.Dos R$ 55 bilhões anunciados no corte, R$ 20 bilhões fazem parte das despesas obrigatórias que devem ser mantidas por lei (e que, portanto, dependem de fatores como redução de gastos no INSS ou aumento da arrecadação para se concretizar) e R$ 35 bilhões seriam investimentos para 2012.O anúncio do maior corte da história é um esforço do governo para passar tranqüilidade aos acionistas e investidores internacionais. O governo Dilma quer sinalizar ao mercado que uma piora no cenário internacional provocado pelo aprofundamento da crise na Europa não vai ser motivo para o Brasil pôr em risco a meta de superávit primário e, conseqüentemente, o pagamento dos juros da dívida. Nem que para isso tenha que sacrificar a Saúde ou Educação, o que já vem ocorrendo na prática.A meta de superávit primário está hoje em 3,1% do PIB (o Produto Interno Bruto, o valor somado de tudo o que o país produz em um ano). Superávit é a diferença entre a arrecadação e os gastos do governo, excluído os gastos com a dívida. A meta de superávit equivale a quase R$ 140 bilhões. Esse é o montante total que o setor público prometeu economizar. Só o governo Federal precisa ter ‘lucro’ de R$ 97 bilhões.O ministro da Fazenda Guido Mantega se contorceu no eufemismo para justificar os cortes. Assim como a privatização do governo do PT não é privatização, mas ‘concessão’, o corte do governo Dilma não é corte, mas ‘consolidação fiscal’. ”O que estamos fazendo é diferente do ajuste fiscal que estamos vendo nos países europeus, que cortam tudo, investimentos, programas sociais. No final, isso resulta em recessão. O que estamos fazendo é cortar custeio. Não é o ajuste clássico e conservador. Por isso não chamamos de ajuste, mas consolidação fiscal”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa. Na prática, porém, o governo Dilma impõe medidas recessivas, incluindo cortes em áreas sociais, para continuar privilegiando o pagamento dos juros da dívida pública. De acordo com a Auditoria Cidadã da Dívida, 47,1% de todo o orçamento da União para 2012 está comprometido com o pagamento da dívida, entre pagamento de juros e amortizações.
FONTE :OLINTHOS /BLOG DO PROF.LUCIDALVO 

DOXICICLINA,ANTIBIÓTICO DA DÉCADA DE 60,DEMONSTRA EFICÁCIA CONTRA TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) mata quase 2 milhões de pessoas por ano no mundo, e é cada vez mais resistente aos antibióticos utilizados para tratá-la, mas há poucos novos medicamentos em desenvolvimento. A doxiciclina foi introduzida em 1967 e é utilizada para tratar uma vasta gama de infecções bacterianas, mas até agora não foi reconhecida por ser eficaz contra a TB.No entanto, estudo, publicado na American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, sugere que a doxiciclina pode parar o crescimento de bactérias e também prevenir que a doença danifique os pulmões.No ano passado, os pesquisadores na Imperial College London descobriram que a TB aumenta a produção de uma enzima chamada MMP-1, e que esta enzima é responsável pela destruição do tecido pulmonar.
Agora, eles descobriram que a doxiciclina suprime a produção da enzima destruidora de tecido nas células humanas infectadas pela tuberculose. Eles descobriram também que a doxiciclina inibe diretamente o crescimento das bactérias em porquinhos da índia - um resultado surpreendente pois a droga tem sido amplamente utilizada como um antibiótico por mais de 40 anos, mas não foi considerada eficaz contra a TB."O tratamento da tuberculose manteve-se inalterado por mais de 30 anos, e estirpes totalmente resistentes aos medicamentos estão surgindo, por isso há uma necessidade real de novas drogas. Como a doxiciclina é barata, segura e amplamente disponível em todo o mundo em desenvolvimento, pode ser um tratamento útil para a TB que pode ser utilizado em locais com poucos recursos. Nossos resultados até agora são promissores, mas foram observados apenas em células humanas e modelos animais. Esperamos realizar um ensaio clínico em breve para testar se a doxiciclina é eficaz no combate à tuberculose nos pacientes", disse Paul Elkington, do Departamento de Medicina da Imperial College London, que liderou o estudo.Os pesquisadores descobriram evidência adicional do efeito antibiótico da doxiciclina em bactérias da TB cultivadas em um caldo. Quanto maior a concentração de doxiciclina, menor é a taxa de crescimento bacteriano.Eles também estudaram pacientes com TB infectados pelo HIV na África do Sul para procurar mais provas de que a MMP-1 é responsável pela destruição do tecido pulmonar. Eles descobriram que as concentrações desta enzima foram suprimidas nas pessoas com infecção por HIV avançada, explicando pela primeira vez por que estes pacientes não sofrem uma destruição pulmonar tão extensa quando têm TB.
FONTE ISAÚDE.NET