"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CAMINHANDO NOS AMPLOS CORREDORES DAS MINHAS LEMBRANÇAS E DOS MEUS SONHOS


LUTEI POR TODA A MINHA VIDA PROFISSIONAL NO HOSPITAL DA MULHER, PARA VER ESTE SONHO DE COLBERT PAI TORNADO UM SONHO FULGURANTE E ESPLENDOROSO. VENCI ELEIÇÕES NAS RUAS COM DOIS PREFEITOS. UM DELES, O JOÃO DURVAL, DEU-NOS A PRIMEIRA UTI NEONATAL DE FEIRA DE SANTANA E O ATUAL,ACREDITO QUE,POR OMISSÃO OU MAL GERENCIAMENTO DOS SEUS CORRELIGIONÁRIOS ,TROUXE-ME UMA PROFUNDA FRUSTRAÇÃO. OS CORREDORES ESTÃO VERGONHOSAMENTE SUJOS. FUI OBRIGADO A ADMITIR QUE OS ADMINISTRADORES DO EX-PREFEITO JOSÉ RONALDO ME DERROTARAM SEM REALIZAR O MENOR ESFORÇO. OS MEUS COMPANHEIROS DE VITÓRIA ELEITORAL NÃO COMPREENDERAM O TAMANHO E A DIMENSÃO SOCIAL DO SONHO DE COLBERT. NÃO CONSEGUEM LIMPÁ-LO DIREITO.CAMINHO TRISTE E DECEPCIONADO POR CORREDORES ONDE NO PASSADO FERVILHAVAM AS MACAS E OS PACIENTES E A ALEGRE E RUIDOSA EFERVESCÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS QUE ACREDITAVAM ESTAR PARTICIPANDO DE UM SONHO BOM. HOJE, HÁ MANCHÕES E MEDO!

OLDECIR MARQUES

FEIRA LIVRE DA ESTAÇÃO NOVA


NÃO PRODUZO VÍDEOS PARA AGREDIR OU DENEGRIR. FAÇO-OS, USANDO TECNOLOGIAS LEVES E RELATIVAMENTE PRIMITIVAS, COM A INTENÇÃO EXPLÍCITA DE CAPTAR FENÔMENOS ASSOCIADOS AO COTIDIANO DA CULTURA NA QUAL ESTOU IMERSO E PARA REGISTRAR, DENTRE TANTAS OUTRAS COISAS, O COTIDIANO DO NOSSO POVO. GANDHIJI CONSIDERAVA ESSENCIAL CONHECER A NAÇÃO, O POVO, SE DESEJÁSSEMOS DEFENDÊ-LA E FAZÊ-LA EVOLUIR. É FUNDAMENTAL AUSCULTAR AS DORES E OS SENTIMENTOS DO POVO. ASSIM , PASSEIO TRANQUILO E SEM MEDOS POR ENTRE GENTE SIMPLES E TRABALHADORA QUE ME ENSINA A VIVER E AMAR ESTA TERRA DE N. S. SANTANA DOS OLHOS D'ÁGUA CUIDADA POR UNS E ABANDONADA E ESQUECIDA POR OUTROS. CAPTEI ALGO QUE SÓ CONHECIA DOS VENDEDORES DE MEDICAMENTOS POPULARES, QUE PRATICAMENTE DESAPARECERAM COM O SURGIMENTO DOS GENÉRICOS E DAS FARMÁCIAS POPULARES QUE DISTRIBUEM MEDICAMENTOS DE GRAÇA. OBSERVE O ESFORÇO INGENTE DESTE PROPAGANDISTA À MATRACA E APOSTE NA RESISTÊNCIA DO SEU APARELHO FONADOR. JULGO SER ALGO ORIGINAL E AUTÊNTICO E MERECEDOR DE REGISTRO.
OLDECIR MARQUES

SÉRGIO CARNEIRO RECEBE APOIO DE 87 DEPUTADOS FEDERAIS PETISTAS E PODERÁ TORNAR-SE MINISTRO DO TCU


ADVOGADO, DEPUTADO NOTA DEZ , SEGUNDO O DIAP , FILHO DO SENADOR PEDETISTA JOÃO DURVAL E APOIADO PELO GOVERNADOR BAIANO JAQUES WAGNER E POR TODA BANCADA PETISTA NO CONGRESSO NACIONAL,O DEPUTADO FEDERAL SÉRGIO CARNEIRO, UM EXTRAORDINÁRIO COMPANHEIRO DE CAMINHADAS POLÍTICAS EM 1992, QUANDO EM MEMORÁVEL CAMPANHA, O SEU AMADO PAI VENCEU O CANDIDATO DO CARISMÁTICO COLBERT PAI,PODERÁ VIR A SER MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E, ASSIM, CONVERTER-SE NO PRIMEIRO PETISTA A OCUPAR TÃO DESTACADA FUNÇÃO NA ESTRUTURA DO ESTADO BRASILEIRO. FEIRA DE SANTANA ESTÁ TORCENDO POR SÉRGIO E OS SEUS AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS DESEJAM-LHE SUCESSO E ESPERAM QUE LHE SEJA PERMITIDO FAZER HISTÓRIA. TEM MÉRITOS PARA OCUPAR TÃO ELEVADO POSTO NA REPÚBLICA!
OLDECIR MARQUES-ANESTESIOLOGISTA

O SOBREAVISO REMUNERADO É DIREITO DO MÉDICO!

Os hospitais privados EMEC e SÃO MATEUS, os dois maiores Hospitais Privados de Feira de Santana,credenciados por diversas seguradoras, resolveram paralisar os atendimentos emergenciais. A origem do problema reside no impasse entre Hospitais e Seguradoras sobre quem deve cumprir o que determina a Resolução CFM 1834/2008 ,uma indiscutível conquista da classe médica que,contudo, eleva os custos operacionais dos Hospitais.O Artigo 2° da supracitada resolução estabelece de forma clara que as Instituições que oferecem Serviços são responsáveis pelo pagamento dos honorários especiais estabelecidos pelo CFM. Os Hospitais reclamam que convivem com Taxas Hospitalares de valores irrisórios e insuficientes para fazer frente aos custos adicionais previstos pela Resolução 1834/2008. As seguradoras pagam, hoje, algo em torno de R$14,00 por diária de Internação. A depender do volume de internações, acreditamos que um reajuste nestas taxas ajudariam a resolver o problema e permitir manter os contratos estabelecidos por Hospitais Privados /Seguradoras, sem prejuízo dos pacientes.Um reajuste de cerca de 100% nestas Taxas poderia, segundo fontes consultadas pelo Blog Saúde e Cidadania, resolver temporariamente o impasse.A paralisação será capitaneada pelos dois maiores Hospitais Privados de Feira de Santana, que atendem cerca de sete mil pacientes/mês e seu inicio está previsto para 1° de julho de 2011. A população de segurados de Planos de Saúde,está entre o mar eo rochedo. Os médicos pressionam e exigem o cumprimento da Resolução e os planos se recusam a assumir os custos. O PROCON está atento e disposto firmemente a defender os Direitos dos Consumidores, como manda a Lei. A manobra é arriscada para os Hospitais que se vêm na iminência de enfrentar uma luta judicial sem perspectiva de vitória .O melhor caminho, do nosso ponto de vista, seria convencer os Planos a admitir um reajuste emergencial das Taxas Hospitalares e, assim, injetar recursos nas empresas privadas. Um reajuste para R$28,00/dia permitiria à rede Privada reoxigenar o seu Caixa e , assim , cumprir o que preceitua o Conselho Federal de Medicina. Fica a sugestão e, como também sou segurado de plano de saúde e médico, fico a desejar que estes milionários planos abram mão dos seus excessivos privilégios e façam um acordo com a Rede Privada Credenciada e ponha um ponto final neste impasse ruim para todos: Hospitais, Planos de Saúde e Pacientes, que não dispõem de alternativas considerando assistência emergencial, excetuando-se o sobrecarregado HGCA(Estadual) e a Cooperativa Unimed que tem Hospital próprio mas está também superlotado e priorizará, certamente, os seus segurados. Que o bom senso prevaleça !

CLIQUE SAIBA MAIS SOBRE A TÃO BADALADA
Resolução CFM 1834/2008.

OLDECIR MARQUES-ANESTESIOLOGISTA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estreitando o abismo num país de ricos e miseráveis - Pragmatismo Político

Estreitando o abismo num país de ricos e miseráveis - Pragmatismo Político

MILITANTE BAIANA ASSUME REPRESENTAÇÃO REGIONAL DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES

No último dia 17, a baiana de 27 anos, Verônica Nairobi Sales de Aguiar foi nomeada como a nova representante da Fundação Cultural Palmares (FCP), nos estados Bahia / Sergipe. A jovem militante que traz no nome o resgate da identidade africana – Nairobi (rio cujas margens foram povoadas até a constituição da cidade que hoje é a capital do Quênia) -, já foi estudante do pré-vestibular Intstituto Cultural Steve Biko e hoje está concluindo o curso de História na Unijorge.
Em 2006, Nairobi foi coordenadora financeira do Centro Acadêmico de História Carlos Marighela, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e integrou o Núcleo de estudantes negras e negros da Ucsal “Makota Valdina”. Antes de assumir a representação regional da FCP, foi assessora parlamentar do vereador (PT) Moisés Rocha, na Câmara Municipal de Salvador e integrou a equipe do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS).A luta pelos direitos e garantias de sobrevivência da juventude negra brasileira sempre foi um dos pilares desta jovem, tendo participado de importantes ações e campanhas em prol desta causa, como o Encontro Nacional de Juventude Negra, em 2007, e a Campanha Reaja ou Será Mort@, que luta contra o genocídio da comunidade negra. “Acredito que precisamos trabalhar para construção de políticas publicas que estejam em consonância com as demandas postas pela sociedade civil. Pretendemos, em particular, pautar também as demandas geradas por um segmento sistematicamente desprivilegiado: a juventude negra. É importante considerarmos as construções já existentes de enfrentamento a violência racial entre a juventude negra quilombola, assim como também estar atentos aos quilombos urbanos para dialogar com segmentos da juventude negra favelada”, pontuou Nairobi Aguiar.
FONTE:INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA

ORDENAMENTO URBANO

Câmara aprova projeto que disciplina construção e conservação de muros, passeios e terrenos

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade em primeira votação nesta quarta-feira (29) projeto de lei que dispõe sobre a construção e conservação de muros, passeios e limpeza de terrenos na zona urbana de Feira de Santana. A proposta, de autoria do vereador David Neto (PMN), determina que os terrenos, edificados ou não, com frente para via pública, logradouros e acessos, serão obrigatoriamente fechados nos respectivos alinhamentos e sempre dotados de portão.

O projeto proíbe a construção de cercas de arame farpado, de materiais pontiagudos ou cortantes, plantas espinhosas ou qualquer elemento que possa prejudicar a transparência e visibilidade da paisagem ou colocar em risco a integridade física da população. A construção do muro deverá obedecer aos padrões técnicos dispostos na legislação urbanística em vigor, especialmente a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo.

A Prefeitura poderá dispensar a construção de muro quando os terrenos se localizarem junto a córregos ou apresentarem um desnível acentuado em relação ao leito dos logradouros que não possibilitem a execução da obra. Proprietários de imóveis, estejam ou não edificados, são obrigados, pelo projeto, a construir passeios e mantê-los em perfeito estado de conservação. Os pátios, quintais e calçadas desses imóveis também precisam estar limpos, capinados, desinfetados e drenados.

Em caso de destruição ou danificação – ainda que parcial – da rua, calçada, guia, sarjeta ou muro, o responsável, mesmo que concessionária de serviço público, estará obrigado a restabelecer no prazo máximo de cinco dias, sob pena de multa de 1 a 100 vezes o salário mínimo, por dia de infração até o dia em que o problema seja regularizado. Responsáveis por imóveis em situação irregular ficam sujeitos a diversas sanções, desde notificação a multa.

Identificando risco à comunidade, o agente fiscal lavrará laudo circunstanciado e auto de infração independente de notificação. O prazo máximo para solucionar uma infração será de até 10 dias corridos, a critério do agente fiscal, considerando a gravidade da infração. Correrá igual período para apresentação de defesa por parte do infrator. Também é de 10 dias o período para apreciação de recurso.

No caso de a multa não ser quitada pelo infrator, o débito será inscrito na Dívida Ativa do Município. Uma vez a infração persista e o problema represente perigo à comunidade, a Prefeitura poderá executar a limpeza do imóvel ou do passeio, através da Secretaria de Serviços Públicos, que cobrará do proprietário ou inquilino o valor da despesa, acrescida de 20% por “serviços de administração”.

ASCOM/PONDÉ

O Blog Saúde e Cidadania queda-se elogioso diante de projeto tão oportuno. São inúmeros os terrenos em áreas urbanas totalmente abandonados por seus proprietários que se põem a especular e sequer os individualiza com muros e portões. desejamos patentear o nosso aplauso pessoal ao Ilustre Edil e parabenizá-lo pela qualidade e alcance deste projeto . Somam-se ordenamento do espaço urbano e novas oportunidades de emprego, ainda que temporário, e renda. Parabéns,Vereador Davi Neto!

Créditos fotográficos :Ney Silva

Oldecir Marques

VEREADOR DA BASE ADMITE DESCOMPASSO GERENCIAL NO HOSPITAL DA MULHER

O vereador Carlos Alberto Cal (PMDB), na sessão desta quarta-feira (29) da Casa da Cidadania, repercutiu denúncias da imprensa feirense sobre a exoneração do médico Oldecir Marques do Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher. Ele destacou uma entrevista do edil Roque Pereira, concedida, hoje pela manhã, em uma emissora de rádio da cidade, onde, segundo Frei Cal, o legislador do PT do B, disse que nem tudo foi falado pelo médico Oldecir, no tocante as coisas negativas da referida unidade de saúde.

“Vossa Excelência chegou a afirmar no rádio exatamente isso: a situação é pior do que Oldecir apresentou. Eu quero parabenizá-lo pela sua coragem. Vossa Excelência já vem fazendo isso há um bom tempo, porém de uma forma mais tímida, mas agora falou com mais propriedade que no Hospital da Mulher existem muitos problemas sim. Naquele hospital, realmente, o funcionamento deixa a desejar”, declarou o peemedebista.

ASCOM/PONDÉ

RIBEIRO ADQUIRE PAINEL ELETRÔNICO E REDUZ CUSTOS DO LEGISLATIVO

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM), em discurso proferido na sessão legislativa desta quarta-feira (29), apresentou, de forma sucinta, a relação de medidas e ações administrativas empreendidas no primeiro semestre deste ano na Casa da Cidadania.

Dentre as ações, destacam-se: aquisição do Painel Eletrônico para o Plenário (até maio era locado); licitação concluída para aquisição de três veículos; licitação em andamento para aquisição de equipamentos de informática, com o objetivo de modernizar todos os setores administrativos da Casa; antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário; pagamentos de todos os abonos de férias requeridos pelos servidores efetivos até esta data; pagamento de um terço das férias dos servidores; manutenção do circuito interno de vídeo; manutenção dos jardins; manutenção e conserto do elevador; colocação de corrimão nas escadas do prédio anexo.

O vereador citou também como ações relevantes: manutenção e limpeza de todo o sistema de refrigeração da Câmara; iniciativa de Resolução que concede Vale Alimentação em dobro para os funcionários no mês de dezembro de cada ano; participação de vereadores em congressos; participação de servidores em cursos de capacitação e aperfeiçoamento e aquisição de equipamento de fotografia para a Assessoria de Comunicação (Ascom).

“Faço questão de reafirmar, com toda convicção, que todas as decisões e atitudes que tomamos desde o primeiro momento em que assumimos a presidência desta respeitável instituição, sempre foram feitas dentro dos princípios da legalidade, respeitando o Regimento Interno desta Casa e com o objetivo que facilitar ao máximo o trabalho de todos que se dedicam diariamente para o engrandecimento da Câmara de Vereadores de Feira de Santana e nossa cidade de forma geral”, declarou o presidente, agradecendo o apoio e o respeito dos edis, servidores da Casa, profissionais de imprensa, Poder Executivo e comunidade feirense.

CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS:NEY SILVA

ASCOM/PONDÉ

MIREM-SE NOS ESPELHOS DO PASSADO E CONSTRUAM O FUTURO!

Era delicioso palmilhar os amplos corredores do Hospital Inácia Pinto limpos, resinados e a refletir os raios luminosos. Esta imagem foi colhida no dia 25 de setembro de 2009, já na vigência do atual governo mas ,ainda, saboreando os acertos gerenciais e administrativos do governo anterior. Observe como o piso brilha sob as lâmpadas de luz amarela. Não lhe asseguro que isto seja possível nos dias atuais. A partir do encerramento do contrato com empresa de Salvador que fazia periodicamente a manutenção e conservação destes pisos, os gênios alienígenas passaram a conduzir o Hospital Inácia Pinto de forma primária e primitiva .Qualquer leigo,medianamente informado sobre higiene hospitalar, pode perceber que falo a verdade à mais simples observação. Os funcionários sabem de tudo, vêem tudo, mas silenciam devido à insegurança trabalhista reinante. Já não têm plano de saúde, perderam 13° salário e vários outros direitos trabalhistas. Silenciam....para não perder o emprego. São observados , diariamente , por câmaras que são operadas por agentes de apoio que poupam os diretores dos choques com o descontentamento destes funcionários.As atividades estão reduzidas à prática de cesareanas, curetagens e partos normais. Acabaram proctologia, angiologia, anestesiologia ambulatorial, ginecologia cirúrgica, mastologia ambulatorial, clinica cirúrgica ambulatorial, cirurgia geral, plástica reparadora e abortaram o serviço de Cirurgia Pediátrica e Endosopia Digestiva em Pediatria. Reduziram o Hospital a uma montanha de problemas por absoluta falta de compromisso. Certamente , já está dando prejuízo financeiro, também. Deve estar sendo subsidiado. No tempo do Clailton, considerado maldito,a administração competente do Paulo Varjão tornou a Unidade auto-suficiente. Havia muita paz e muito trabalho e o movimento era bem maior, ostensivo e intenso. Falta-nos gerenciamento competente.Descubram um novo Paulo Varjão! Descubram um novo Luciano! Reconduzam Charlyne! Há gente competente,sim!
APESAR DE TODAS ESTAS MAZELAS E INCONSISTÊNCIAS, HÁ TEMPO PARA MUDANÇAS. UM VERDADEIRO LÍDER AGE FOCADO NA JUSTIÇA E NO BEM ESTAR COLETIVO. UM VERDADEIRO LÍDER NÃO PRECISA DE ESPELHOS. ESPELHA-SE NAS NECESSIDADES DA SOCIEDADE QUE LIDERA.AINDA HÁ TEMPO PARA MUDANÇAS!
OLDECIR MARQUES -ANESTESIOLOGISTA

CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

Blog do ZedoToko: Cartão Nacional de Saúde tem implantação completa ...: "Cartão Nacional de Saúde tem implantação completa estimada para dezembro de 2014"

DILMA DIALOGA COM SUA BASE PARLAMENTAR

Crédito fotográfico Jornal Correio do Brasil

O senador João Durval (PDT-BA) e os outros três senadores do PDT almoçaram nesta terça-feira com a Presidente da República, Dilma Rousseff.O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada e contou com a presença de toda a bancada do PDT no Senado. Como única demanda, o senador baiano entregou à Presidente farto material justificando a necessidade de completar a duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana. Essa tem sido uma luta que ele começou no primeiro dia de mandato no Senado Federal. No encontro a presidente Dilma Rousseff fez uma exposição sobre as ações de governo, especialmente para manter a economia em alta e o que está sendo feito para evitar a volta da inflação. Durante o almoço, no entanto, a conversa foi política, sobre as relações do Governo com a base aliada.

CLIQUE E SAIBA MAIS:

http://correiodobrasil.com.br/dilma-rousseff-almoca-com-senadores-do-pdt%C2%A0/260321/

ASSESSORIA - SENADOR JOÃO DURVAL CARNEIRO (PDT/BA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O PSB BRILHA COM ROBERTO TOURINHO

Tourinho diz que governo Tarcízio é irresponsável e sem prestígio

O vereador Roberto Tourinho (PSB), em seu discurso na Casa Legislativa nesta segunda-feira (27), voltou a criticar a administração do prefeito Tarcízio Pimenta, afirmando que o governo comete “trapalhadas” o tempo todo. O legislador disse que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana expôs equivocadamente o nome de um bispo da Igreja Católica no Jornal Folha do Estado, no último dia 23, feriado de Corpus Christi, através da publicação de um decreto de desapropriação de uma área de terra.

Conforme o edil, consta no referido decreto. “Declaro como abandonado um imóvel na Travessa Coronel Porce, s/n - bairro Brasília, de propriedade de Dom José Edson Santana de Oliveira”. Segundo Tourinho, o Governo Municipal cometeu dois erros nesse decreto. Primeiro, ele afirmou que não é necessário colocar o nome “Dom”, argumentando que se trata de um título honorífico. Em seguida, o vereador informou que a área desapropriada não pertence ao bispo.

“A Prefeitura desapropria uma área, coloca o nome do bispo e este diz que não é dono de nenhuma área nesta propriedade de Feira de Santana. Isso é uma irresponsabilidade. Isso mostra como o Município vem sendo administrado. A Prefeitura não tem nem sequer o controle do cadastro imobiliário e expõe uma autoridade de uma igreja como poderia expor qualquer pessoa”, reclamou. Na opinião do edil, a Igreja Católica merece uma nota de esclarecimento.

Classificando também como trapalhada, Tourinho criticou a atitude do secretário Municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, por este ter denunciado a existência de um ‘complô’ contra o governo de Tarcízio Pimenta na imprensa de Feira de Santana, conforme nota do Blog da Feira, publicada no último dia 24. “Eu quero hipotecar a minha solidariedade à imprensa feirense. Dizer que a imprensa tem um complô contra a Prefeitura de Feira, que complô é esse? O que a imprensa está conspirando? Complô é trama. A imprensa está tramando contra o governo?”, questionou.

Na sequência, o edil citou outra nota do Blog da Feira, publicada no último dia 25, intitulada: “Vereadores deixam Tarcízio sozinho na festa”. De acordo com a nota, “nenhum vereador de Feira de Santana, nem mesmo algum da bancada governista, compareceu ontem ao São João de São José, cuja atração foi o cantor e compositor Gilberto Gil. Não fosse a presença da deputada e primeira dama Graça Pimenta e a do também deputado Zé Neto, o camarote do Prefeito Tarcízio Pimenta não teria tido a presença de nenhum político”.

Após a leitura do texto jornalístico, o vereador Roberto Tourinho ironizou: “quero aqui hipotecar a minha solidariedade ao prefeito. Estão abandonando o prefeito antes de terminar o governo. Não façam isso não. Eu peço as Vossas Excelências que não deixem o prefeito sozinho. Mas tem um ditado que diz: o dono do defunto é quem pega na alça do caixão”, disse, salientando que o isolamento é uma demonstração de desprestígio do prefeito Tarcízio Pimenta.

ASCOM/PONDÉ

HUMANIZAÇÃO OU DESHUMANIZAÇÃO?

A principal sala de cesareanas, climatizada com um aparelho de ar condicionado de janela, totalmente contra indicado pela RDC-50(ANVISA), tem agora mais um problema: além de uma mesa que tem 20 anos de uso, está "artrodesada", não sobe nem desce, e de um carro de anestesia que representa risco para pacientes e anestesiologistas( é consenso entre os profissionais), temos agora, dificuldade para abrir as portas. O gênio de Conceição de Feira já foi informado e nada faz.A resposta é sempre a mesma:faltam verbas, estamos licitando, já falamos com o Prefeito,etc... A falta de iniciativa é total. Falta de hábito e desconhecimento das práticas primárias de gerenciamento e manutenção.Enquanto isto a pia de aço inoxidável, berço esplêndido esporádico de bebês excedentes, resiste. é uma herança do Governo Colbert Pai, quando a preocupação com a Instituição e o seu bom desempenho era uma constante. Viva a pia!

AS FORÇAS OCULTAS

Estive hoje, pela manhã ,com o Presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o Bacharel em Direito Jair de Jesus. Sempre atencioso, voz mansa, sempre o último a saber das ocorrências gerenciais desastrosas da principal unidade de saúde da Fundação que ele preside.Fui em busca de explicações para a mais recente atitude autoritária do governo que ele representa. Por decisão e orientação do atual prefeito e intermediação do atual diretor administrativo do Complexo Materno Infantil Inácia Pinto, um conceiçãofeirense,técnico em contabilidade, ex-assessor do ex-prefeito Serra, cabo eleitoral da deputada Graça Pessoa, totalmente desprovido de qualificação técnica para dirigir tão importante Unidade, foi solicitado o meu desligamento do grupo de anestesiologistas do Hospital Inácia Pinto. Os motivos , até o presente momento, permanecem obscuros. Asseguraram-me que ainda hoje, farão chegar às minhas mãos as perorações que estão se tornando lugar comum no Hospital da Mulher, no relacionamento com os que discordam da catástrofe gerencial que se implantou com o atual governo. Sem compromisso com a seleção de quadros capacitados para dirigir a Instituição, o atual Alcaide tem como pré requisito básico nomear cabos eleitorais.A visão fascista e desrespeitosa com os trabalhadortes está sendo facilitada pela mais absoluta precarização das relações de trabalho implementada por cooperativas totalmete abertas que são utilizadas para facilitar contratações e para quebrar princípios elementares de direito trabalhista. Deste modo, usam expedientes os mais diversos e, dependendo da vontade do déspota, afasta-se a pedra do caminho. Este estado de coisas facilita a vida de diretores despreparados que não sabem a diferença entre turno matutino e turno vespertino. Diretores sem compromisso com mínimas atitudes de manutenção a exemplo de uma pia que desmoronou no dia 20/04 e até o dia 20 /06 estava a merecer reparos(vide vídeos). Mais grave é a situação do teto da cozinha(divisão de nutrição):há cerca de 3 anos o teto precisa de reforma e pintura e os cabos eleitorais -diretores são incapazes de, sem provocação, tomar atitudes gerenciais simples e efetuar pintura e reparos. Gritante , entretanto, é a situação do piso constantemente sujo. Lava-se este piso todas as tardes, mas as crostas incrustadas , que exigem tratamento químico, não são retiradas e , todas as manhãs o cenário é vergonhoso. É por tudo isto que o "fürher" , faz ameaças e a sua tropa de choque alienígena cumpre à risca as suas sandices gerenciais. É tempo de mudança e o povo feirense saberá corrigir esta rota de desastres.O bom e generoso Presidente declarou-me, candidamente , que não sabia absolutamente nada sôbre estas pequenas misérias gerenciais. Nada a fazer, senão acreditar! Recomendei ao bom Presidente Jair que consertasse a pia e respeitasse a história da pedra. OLDECIR MARQUES




JOSÉ GRAZIANO É ELEITO DIRETOR GERAL DA FAO

Graziano é eleito diretor-geral da FAOPosted: 26 Jun 2011 03:57 PM PDTAlex Rodrigues, Agência Brasil

“O agrônomo brasileiro José Graziano, de 61 anos, foi eleito hoje (26) o novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Ex-ministro de Segurança Alimentar do governo Lula, Graziano ocupará o cargo no período de janeiro de 2012 a julho de 2015. Desde 2006, ele atuava como representante da agência na América Latina e no Caribe.A eleição ocorreu hoje durante a 37ª Conferência da FAO, evento que começou ontem (26), em Roma. Com o apoio do governo brasileiro, Graziano recebeu 92 dos 180 votos. O segundo colocado foi o ex-ministro de Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos. Inicialmente também concorriam ao posto o austríaco Franz Fischler, o indonésio Indroyono Soesilo, o iraniano Mohammad Saeid Noori Naeini e o iraquiano Abdul Latif Rashid.Indicado para o cargo pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado, Graziano vai substituir o senegalês Jacques Diouf, que permaneceu por 17 a anos à frente da agência. Ele deixará a direção do órgão em um momento em que a alta nos preços de alimentos tornou-se uma preocupação global, discutida nos principais foros internacionais.Criada em 16 de outubro de 1945, a FAO concentra os esforços dos 191 países membros, mais a Comunidade Europeia, pela erradicação da fome e da insegurança alimentar. Na agência, que funciona como um fórum neutro, os países desenvolvidos e em desenvolvimento se reúnem para para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas.O orçamento enxuto da agência, se comparado ao de outras instâncias da ONU, é considerado um dos entraves à atuação mais abrangente do órgão. Para o biênio 2010/2011, a FAO conta com orçamento de US$ 1 bilhão (R$ 1,6 bilhão) , com mais US$ 1,2 (R$ 1,9 bilhão) advindos de doações voluntárias.Outro problema com o qual Graziano deverá lidar são as divergências entre os países quanto à produção de biocombustíveis (apontados por algumas nações como os principais causadores da inflação nos alimentos).”

FAPESP - ESPECIAIS:BIOCOMBUSTÍVEIS

iNature/i publica especial sobre biocombustíveis | Agência FAPESP :: Especiais

sábado, 25 de junho de 2011

AFINAL,QUEM É DILMA ROUSSEF?

Afinal, quem é Dilma Rousseff? - Brasil - Notícia - VEJA.com

FRAGMENTOS DE UMA CATÁSTROFE GERENCIAL

CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/06/por-falta-de-uti-e-medicos-gestante-nao-consegue-fazer-parto-na-bahia.html

JORNAL VENEZUELANO DIZ QUE O QUADRO CLÍNICO DE CHÁVEZ É RESERVADO














O JORNAL VENEZUELANO, EL NUEVO HERALD, AFIRMA QUE O QUADRO CLÍNICO DO PRESIDENTE HUGO CHÁVEZ É RESERVADO E INSPIRA CUIDADOS. SEGUNDO O JORNAL , O PRESIDENTE PODE SER PORTADOR DE CÂNCER DE PRÓSTATA.
LEIA MAIS: O ARTIGO ESTÁ ESCRITO EM ESPANHOL. ABRA-O E SOLICITE AO TRADUTOR GOOGLE, INSERIDO NA COLUNA À ESQUERDA DESTE BLOG, AJUDA PARA TRADUZÍ-LO. COM ESTE RECURSO VOCÊ PODE LER TRADUÇÕES EM 56 IDIOMAS. OLDECIR MARQUES

DIETA RADICAL REVERTE DIABETES TIPO II

Dieta radical de 600 calorias reverte diabetes tipo 2 | Jornal Correio do Brasil

LIGAÇÕES PERIGOSAS

Cabral, seu secretário de Saúde e prefeito do Rio são alvos de suspeitas por desvio de recursos | Jornal Correio do Brasil

SÃO JOÃO DE SANTO ESTEVÃO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MORTE NO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ

Rede Dia - Feira de Santana - Morte no São João de São José, em Maria Quitéria

INTELECTUAIS DO POVO NEGRO

Milton Santos será homenageado pelo Congresso Nacional no dia 28/06



O intelectual, pesquisador, político, jornalista e geógrafo Milton Santos, que completa,hoje(24/06/2011), 10 anos de desencarnado, será homenageado pelo Congresso Nacional brasileiro. A sessão em homenagem a um dos mais importantes intelectuais da história do Brasil será realizada no dia 28 de junho, às 10h, no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.
A sessão requerida pelo deputado federal baiano, Luiz Alberto (PT/BA), tem como objetivo realçar a importância de Milton Santos para a sociedade brasileira. Será uma forma de repercutir no parlamento as contribuições do geógrafo para o país.
A mesa da sessão será composta pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, o ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad, o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, do ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, os reitores das Universidades de Brasília (UNB), do Recôncavo (UFRB) e da Bahia (UFBA), José Geraldo de Sousa Junior, Paulo Gabriel Nacif e Dora Leal Rosa; e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Representações diplomáticas dos países onde Milton Santos atuou como professor, pesquisador e consultor, no período de 1964 a 1978, também marcarão presença na sessão solene. A saber: França, Portugal, Espanha, Tanzânia, Guiné Bissau, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Nigéria, África do Sul, Japão, Venezuela, Costa Rica, México, Canadá e Estados Unidos.
ENTREVISTA DE MILTON SANTOS PARA O RODA VIVA TV CULTURA



Fonte: Blog do Vereador Professor Borges/Vídeos Saúde e Cidadania

Usei a mesma metodologia de postagens anteriores. Publicizo vídeos realizados nas Sessões Abertas da Casa da Cidadania em Feira de Santana e os associo à Postagem publicada no endereço http://w.w.w.professorborges.blogspot.com. Dedico-a aos vereadores negros ou afro-descendentes que se envolvem na luta de libertação do Povo Negro, em Feira de Santana, particularmente ao meu amigo Frei Cal, defensor dedicado e incentivador das manifestações da vasta cultura e das inúmeras contribuições oferecidas pelo Povo Negro ,com indescritível sacrifício e a mais absoluta generosidade, à formação do Povo Brasileiro. Busquem Mandela, Luther King, Milton Santos e tantos outros e prossigam ,sem temores , na árdua luta. OLDECIR MARQUES
VEJA O EXCELENTE DOCUMENTÁRIO QUE RETRATA UMA FRAÇÃO DA RICA HISTÓRIA DO GEÓGRAFO MILTON SANTOS

CHARGE DO FRANK

FRAUDES MILIONÁRIAS NA ÁREA DA SAÚDE.

Coruja da Noite: 20/06 Fraudes milionárias na área da Saúde envolve...: "DESCALABRO TOTAL NA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO: Acompanhe abaixo reportagem exibida pelo Fantástico deste domingo, 19/0..."

ONU ALERTA PARA CRISE GLOBAL ENVOLVENDO FOME E DESEMPREGO











quinta-feira, 23 de junho de 2011

ABANDONO E OMISSÃO


AS CADEIRAS ESTÃO EM ESTADO LASTIMÁVEL. OS BANCOS DE ESPERA LATERAIS DESAPARECERAM . RESTAM DOIS DE SETE DELES. MULHERES , CRIANÇAS, IDOSOS, ADULTOS JOVENS, ESPERAM AS KOMBIS, AMPARADOS EM TUBOS DE AÇO QUE RESISTEM A FATORES DE CORROSÃO E DESCASO.O SISTEMA, APESAR DISTO , RESISTE. HÁ BONS ÔNIBUS, NOVOS, CUMPRINDO HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS. VÊ-SE CLARAMENTE QUE AS IDÉIAS IMPLANTADAS RESISTEM À OMISSÃO GERENCIAL.É TEMPO DE MUDANÇA! OLDECIR MARQUES

DESEMPREGO E IMIGRAÇÃO











OTTO GOTTLIEB










DOAÇÕES ILEGAIS















quarta-feira, 22 de junho de 2011

DEPUTADA METROPOLITANA REINVINDICA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA SÃO GONÇALO -FEIRA

Graça Pimenta indica melhoria na BA-502

Duplicação da via e acostamento

A deputada estadual Graça Pimenta enviou indicação ao secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Otto Alencar, para que seja realizada duplicação e construção de acostamento da rodovia BA-502, no trecho que liga os municípios de São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana. No documento, a parlamentar apresentou a justificativa da sugestão visando melhorar as condições de segurança e trafegabilidade da população que transita pela estrada.

“Esta via possui tráfego intenso e tem sido cenário de vários acidentes nos últimos anos, alguns inclusive com vítimas fatais. Faz-se necessário que o governo estadual tome providências urgentes para atender as reivindicações da população local, diminuindo assim o número alarmante de acidentes fatais nas rodovias baianas”, declarou Graça Pimenta.

Os veículos que transitam diariamente pela BA-502 têm sido constantemente prejudicados pela falta de visibilidade nas ultrapassagens. Sem acostamento na rodovia, invadida por animais com frequência, muitas vezes uma parada de emergência acaba se transformando em mais um acidente. Além disso, o acostamento também facilitaria a chegada dos veículos de socorro no caso de engarrafamentos provocados por acidentes.



ASSESSORIA DA PARLAMENTAR/VÍDEOS SAÚDE E CID
ADANIA

O SONHO ACABOU? AFINAL, O QUE ESTÁ FALTANDO PARA A TÃO NECESSÁRIA AMPLIAÇÃO DA UTI?


Vereadores debatem sobre UTIs neonatais que não funcionam no Hospital da Mulher

Vereadores voltaram a debater na sessão desta segunda-feira (21) da Câmara sobre equipamentos de UTI neonatal que se encontram encaixotados nas dependências do Hospital da Mulher, unidade médica administrada pela Prefeitura através de uma fundação. O vereador Angelo Almeida denunciou, recentemente, que os equipamentos estariam “amontoados” enquanto mulheres têm que ser levadas a Salvador, em caso de parto prematuro.

“Esses leitos de UTI neonatal estão desde junho em depósitos do Hospital da Mulher. Não deram finalidade a esses equipamentos até aqui”, protestou o petista. Ele contestou informação do presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, de que o impasse no uso dos leitos ocorre devido ao Governo do Estado.

“O dirigente da Fundação vem a público, em entrevista em uma emissora de rádio, para dizer que a culpa é do governador Jaques Wagner. Tenha paciência”, declarou Angelo. O petista disse que observou, em visita recente feita ao Hospital da Mulher, um bebê acolhido em uma pia, “enquanto leitos se encontravam amontoados no hospital”.

Para o vereador Luiz Augusto, é necessário considerar a justificativa do presidente da Fundação Hospitalar: “Ele afirmou que as UTIs neonatais do Hospital da Mulher dependem do Governo do Estado para serem instaladas. Se alguém duvida, que os fatos sejam apurados”, disse, ao manifestar que acredita nas explicações de Jair de Jesus.

O vereador Roque Pereira não acredita que o problema esteja em alguma medida por parte do Governo do Estado. “Acho mesmo que depende de força política. A Fundação Hospitalar tem autonomia. É necessário mais empenho do gestor”, afirmou.

ASCOM/PONDÉ

VEREADOR LULINHA QUESTIONA COMPETÊNCIA GERENCIAL DOS ADMINISTRADORES DO HGCA

HGCA perde título

O vereador Lulinha afirmou que o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) perdeu o título de “Hospital Amigo da Criança”. O título é conferido às instituições que prestam serviços de qualidade comprovada pelo Ministério da Saúde na área materno-infantil.

Segundo o legislador, são poucos os hospitais no país que preenchiam as regras pré-determinadas no atendimento às crianças e às mães. O edil disse que na época quando foi conferido o título de “Hospital Amigo da Criança” ao HGCA, a unidade hospitalar chegou a ser referência no Brasil, ocupando a terceira posição em atenção materno-infantil. “Era verba suplementar que vinha para a unidade de saúde. Não sei se é por falta de gerência ou competência da atual administração que fez com que o hospital perdesse esse título”, destacou.

ASCOM/PPONDÉ

terça-feira, 21 de junho de 2011

O CAOS NA SAÚDE NÃO TEM FRONTEIRAS


Crise no Hospital de Base de Itabuna em debate na AL
Graça Pimenta diz que situação deve ser melhor avaliada

A crise econômica que envolve o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), gerido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, foi debatida na reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), nesta terça-feira (21), pelos deputados e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Como forma de protesto, os médicos da unidade hospitalar itabunense estão realizando uma paralisação de advertência desde a quarta-feira (15), onde suspenderam o atendimento aos pacientes que não são de Itabuna.

Conforme a deputada estadual Graça Pimenta (PR) a situação deve ser melhor analisada. A perda da administração plena da saúde pelo município de Itabuna, em 2008, é preocupante. O que vejo é um problema sério. Os pacientes estão ficando sem atendimento e migrando para Salvador. Isso não pode acontecer. Cabe a nós, deputados, Município e Estado, resolver essa situação, por que as pessoas estão sofrendo e o município está ficando desacreditado, disse Graça Pimenta.

O secretário de Saúde itabunense, Geraldo Magela, disse que o acréscimo de 500 mil reais a verba que o Estado disponibiliza para o HBLEM ajudaria a melhorar a situação do hospital. Em contrapartida, os representantes da Sesab, a subsecretária Suzana Ribeiro e o superintendente de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde (Suregs) Andrés Alonso, declararam o interesse do Estado em assumir a gestão da unidade hospitalar, porém o município não que entregar a administração do hospital alegando que seria um retrocesso para Itabuna.

Durante o debate, os representantes do município e do Estado apresentaram dados sobre a situação do HBLEM. Os dados apresentados foram divergentes em todos os pontos. Como forma de entender melhor a situação que ocorre em Itabuna, os deputados solicitaram que os a Secretaria de Saúde de Itabuna e a Sesab elaborassem relatórios mais detalhados sobre a situação do hospital.

Os relatórios serão entregues aos parlamentares nos próximos dias. Os deputados também sugeriram uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que deve ser realizada no dia 4 de julho.

Os relatórios e a reunião entre os secretários vão ser de extrema importância para que nós possamos compreender melhor o problema e buscarmos resolver a situação o mais rápido possível, declarou Graça Pimenta.

O próximo passo para resolver a questão vai ser uma audiência pública entre os deputados e os poderes públicos municipal e estadual a ser realizada em Itabuna, no dia 12 de agosto, às 9 horas, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho.

ASSESSORIA DA PARLAMENTAR

segunda-feira, 20 de junho de 2011

UMA ATITUDE DE CIDADANIA


Estou dando início a visitas e inspeções voluntárias nos diversos postos de saúde do município de Feira de Santana. Fui convidado, em passado recente para administrar o Posto de Saúde do Tomba. Fiz questão de conhecer de perto a oferta/desafio . Localização ruim, péssimas condições de segurança, espaços exíguos, inexistência de garagem, ajudaram-me a decidir pela negativa à generosa oferta da Secretária Zênia Neves, notável e competente ocupante à época da Pasta da Saúde. Visitei, paralelamente, o Posto Feira X, hoje,Policlínica João Durval Carneiro, situada no bairro homônimo e de excelentes qualidades arquitetônicas e boa e racional distribuição de espaços internos. Creio ter sido construída pelo ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Admiti dirigí-la , entretanto, me foi negada. Na época, fiz uma única restrição em relatório circunstanciado ao governo municipal: sugeri a criação de enfermarias para internação e observação de pacientes de baixo e médio risco que aguardariam , medicados e com relativo conforto, a necessária transferência. Não fui, naturalmente, ouvido. Os que exercem o poder preferem, na maioria das vezes, ouvir os seus umbigos e os seu bons e diletos companheiros e/ou cabos eleitorais.Não existe limite ideológico e tanto faz direita ou esquerda, a conduta é monótona e repetitiva.
Retornando à então Policlínica do Feira X, por força de um pedido do Pastor Gerkson, piedoso servidor do Cristo Vivo que reverbera o seu espírito de caridade e de misericórdia nestes bons e leais homens de Deus, fui ver a paciente M.C.F.S., 65 anos, hipertensa, dispneica e fumante inveterada. Encontrei-a numa maca em aço inoxidável, envolta em lençol e a dormitar. Pôs-se sentada ao meu comando e a sua dificuldade ventilatória fez-se notória. Não observei edema de membros inferiores ou "godet" e palpei o seu pulso radial esquerdo, que não apresentava sinais de arritmias. Entrei em contacto, então com o seu prontuário, após contacto com uma jovem e cortês enfermeira que, mediante a minha correta identificação profissional, deu-me acesso ao seu prontuário.Cabe, aqui, discreto elogio a esta tecnologia auxiliar. Em minutos e com clareza , tomei conhecimento da situação da paciente. Havia a recomendação de consulta com um cardiologista. Buscamos, então , a direção da Policlínica. Fomos atendidos com gentileza e após uma justificação racional das postulações da família da paciente, o jovem gerente providenciou de forma objetiva a tão necessária consulta. Espero que estas Consultas Especializadas se tornem mais frequentes e de fácil acesso. É compreensível que exigam mais controle, entretanto,parece-me próprio e adequado que pacientes de média gravidade já as realize nas Policlínicas, embora tenha-se que gastar um pouco mais com isto. Gostei do que ví. Espero que o exemplo da Policlínica do Feira X se multiplique e prolifere. OLDECIR MARQUES

DE OLHOS BEM ABERTOS:MÉDICOS E DENTISTAS RECEBEM SEM TRABALHAR

DEPUTADO FEIRENSE DENUNCIA AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DAS ESTRADAS PEDAGIADAS

Rodovias pedagiadas estão em péssimas condições

Buracos, sinalização horizontal e vertical insuficiente, desnível entre a pista e acostamento são alguns dos problemas que os usuários das BR324 e 116-Sul enfrentam. Entretanto as praças de pedágio possuem excelente iluminação e sinalização, piso de excelente qualidade a um custo de R$1,60 para veículos leves. Serão duas praças na BR324 – atualmente uma já está funcionando – e quem sair ou quiser chegar a Feira de Santana ou de Salvador em breve terá que desembolsar, pelo menos, R$3,20.

Ocorre que entre as obrigações da concessionária Via Bahia está a recuperação total das rodovias e isto deveria ocorrer antes mesmo da empresa cobrar a tarifa dos pedágios. “É um contra senso. Estamos pagando antecipadamente pelo serviço que ainda não foi realizado”, protestou o deputado Carlos Geilson (PTN) que, diariamente se desloca de Feira de Santana para Salvador para as sessões da Assembléia Legislativa. “Portanto, conheço bem a situação da rodovia”, completou.

Dados da Polícia Rodoviária Federal dão conta de que os acidentes aumentaram na BR324 após a privatização e orientam que o motorista tenha bastante atenção ao trafegar na área devido a “deformidades no pavimento”. Em toda região servida pelas duas BRs a todo instante surgem manifestações contra a qualidade das rodovias.

Na sexta feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana realizou-se audiência pública para tratar da questão com a concessionária Via Bahia que não conseguiu justificar porque as estradas estão em condições precárias e quando vão concluir o serviço de recuperação asfáltica. “Hoje só se trabalha na roçagem e na conclusão das obras da praça de pedágio. E não vemos movimentação do governo em cobrar a recuperação da estrada”, enfatizou Carlos Geilson.

ASSESSORIA DO PTN

DOENÇA RENAL POLICÍSTICA AUTOSSÔMICA DOMINANTE

Organização molecular desvendada | Agência FAPESP :: Especiais

domingo, 19 de junho de 2011

GESTÃO E MANUTENÇÃO







Software de Gestão de Manutenção

SARAMAGO, A VOZ CORTANTE DA VERDADE

Um ano sem Saramago, a voz cortante da verdade

O PACIENTE YÔ-YÔ



É lamentável admitir que os diversos níveis de Governo fazem muita espuma e pouca coisa concreta em relação á assistência pública de média complexidade. É mais fácil fazer uma cintilografia ou uma tomografia, procedimentos de Alta Complexidade, restrita em grande parte à rede privada credenciada, do que internar um recém nascido numa UTI Neonatal Pública. É verdade que há uma razoável demanda, que gera superlotação, mas nada justifica que recursos materiais exorbitantes hibernem a portas fechadas e não se faça a indispensável ampliação destas unidades tão essenciais. O Hospital da Mulher dispõe de 14 modernas incubadeiras digitais e 10 moderníssimos ventiladores AVEA, além de Estações neonatais completas e modernas, estocados há mais de hum ano, sem qualquer perspectiva de utilização a curto prazo, no 2° Pavimento do Hospital Eduacy Lins,O Hospital da Criança, conhecido na Rádio Corredor como O Puxadinho do II° Mandato,que ocupa o espaço destinado na planta original à antiga Enfermaria A, no passado destinada à Obstetrícia. Fez-se, então, a primeira redução grave de leitos de Obstetrícia no Hospital Inácia seguindo-se a conversão dos apartamentos em enfermarias de dois leitos de SUS, nos quais oscilam internações desde simples ameaças de aborto até pacientes de alto risco.O quebra-quebra que se instalou levou a algumas perdas, entretanto, trouxe alguns ganhos, a exemplo do Serviço Mãe Canguru que foi criado e ,hoje, conta belíssimas histórias.
O Hospital da Mulher convive com os maiores índices de cesareanas da sua história. São vários os fatores que determinam esta injunção cirúrgica. O primeiro deles é a pactuação política exacerbada e desproporcional à capacidade instalada da Instituição; o 2°fator prende-se à liquidação do Serviço de Pré-Natal do Hospital Inácia. Em passado recente, as empresas terceirizadas eram obrigadas a fazer pré-natal no Ambulatório do Hospital da Mulher. Assim, tínhamos uma clientela própria, orientada e dirigida, na maioria das vezes, para o Parto Normal, que proporciona redução de despesas. Acabaram a Assistência Pré-Natal do Inácia e, deste modo, colocaram-no à disposição dos interesses de lucros da rede privada credenciada que não tem interesse em realizar cesareanas caras e que impõem 3(três) dias de ocupação de preciosos leitos;o terceiro(3°) fator prende-se à proliferação de pré-natais privados que desovam seus pacientes de classe média baixa no Serviço Público onde são operados sob tutela financeira da rêde pública. O 4° fator associa-se à pequena quantidade de empresas privadas interessadas no credenciamento do SUS de Média Complexidade devido aos baixos valores praticados.Feira de Santana está reduzida a quatro serviços de Obstetrícia que atendem SUS: dois públicos , um privado e um filantrópico. O Governo do Estado deveria construir mais uma Maternidade Pública em Feira de Santana ou ampliar a já existente.Hospitais de Especialidades deveriam ser estimulados a ser implantados com o apoio do Estado. Financiamentos especiais deveriam ser liberados para projetos específicos e de acordo com os interesses da sociedade. Cabe ao Estado definir caminhos tendo em vista que "a saúde é um direito de todos e dever do Estado". Enquanto sonhamos , assistimos ao vai e vem dos fracos, dos deserdados e dos oprimidos. Assim caminha a humanidade!
OLDECIR MARQUES

LINKS CORUJA DA NOITE -POLÍTICA NACIONAL

Estadão
DEM vai pedir investigação de denúncia de que servidores coletam nomes para criar PSD
O DEM anunciou nesta quarta-feira, 15, que entrará na quinta-feira, 16, com uma notícia crime na Procuradoria Regional Eleitoral, em São Paulo, para que sejam investigadas as denúncias de que funcionários da Prefeitura paulistana estão coletando assinaturas para a formação do PSD, partido a ser criado pelo prefeito Gilberto Kassab
iG
Até mortos 'assinaram' ficha de criação do PSD de Kassab
iG teve acesso a relatório que põe sob suspeita autenticidade de 140 assinaturas colhidas em Santa Catarina para fundação da sigla

LINKS CORUJA DA NOITE

G1
Médicos e funcionários de hospitais são presos por suspeita de fraudes em licitações e plantões médicos
Operação da Polícia Civil cumpre mandados de prisão em SP.
Médicos recebiam por plantões em hospitais diferentes ao mesmo tempo

Reuters
Minha Casa, Minha Vida 2 terá R$120 bi, diz ministra
BRASÍLIA (Reuters) - O governo lança nesta quinta-feira a segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a contratação de 2 milhões de moradias até 2014.
"Serão 120 bilhões de reais em quatro anos que nós vamos disponibilizar para garantir este número de casas", disse a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, à emissora estatal NBR pouco antes do lançamento do programa

BSP
Eleitor será identificado pela impressão digital
Vídeo:
Cartórios eleitorais da capital começam a fazer recadastramento biométrico, sistema que identifica eleitor pela impressão digital