"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FOTOGRAFIA DE UMA MOLÉCULA



Você lembra das suas aulas de química no colégio, com aqueles desenhos mostrando moléculas e maquetes de plástico tentando nos dar uma ideia de como era a aparência delas? Pois uma equipe de cientistas da empresa IBM em Zurique, na Suíça, conseguiu fazer imagens de uma molécula de verdade.

A imagem acima é a primeira foto já feita de uma molécula e suas ligações atômicas. Ela é em preto e branco, granulada, um pouco fora de foco, mas ainda assim é uma imagem histórica: os cientistas da IBM passaram vinte horas observando as moléculas de 1,4 nanômetros de comprimento formadas por 22 átomos de carbono e 14 átomos de hidrogênio para fazer a foto, que permite a observação das ligações dos átomos em um formato simétrico.

Um microscópio de força atômica permitiu que os cientistas observassem o universo minúsculo das moléculas para fazer as imagens. Utilizando uma agulha de silício coberta com dióxido de carbono, lasers e temperaturas baixíssimas, chegando a 260 graus negativos, os cientistas olharam as moléculas durante vinte horas sem poder mover o objeto de observação. De acordo com Leo Goss, cientista da IBM, qualquer movimento poderia destruir as delicadas ligações atômicas e acabar com a imagem que estava sendo feita.

ligações atômicas ibm Modelo da molécula que foi fotografada pela IBM

“Esta realização e as descobertas feitas com os experimentos estendem a possibilidade dos cientistas para estudar matéria com resolução atômica”, afirma um representante da IBM. “Além disso, abre novas possibilidades para a exploração de aparelhos eletrônicos em níveis atômicos e moleculares, muito menores, mais rápidos e que gastem menos energia que os processadores atuais”, diz.

Vale a pena reproduzir tão importante notícia. A significação para a química é inestimável. Trata-se de um avanço tecnológico que,somado a tantos outros, patrocinará avanços significativos para humanidade

Devo estas informações à HYPESCIENCE neste 31/08/2009. Oldecir Marques.

VIII° PARADA GAY



Unidos no discurso contra a homofobia na 8ª Parada Gay - Dep. Fed. Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) - Assessoria de Imprensa


Unidos no discurso contra a homofobia na 8ª Parada Gay

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) e a primeira-dama Graça Pimenta defenderam o direito pela igualdade de oportunidades.

A luta para conscientizar a sociedade contra a homofobia, o preconceito e a discriminação uniram, ontem (30), os discursos do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) e da primeira-dama do município, Graça Pimenta durante a 8ª Parada Gay de Feira de Santana, organizada pelo Grupo de Liberdade, Igualdade e Cidadania dos Homossexuais (GLICH).

Concentrados na Praça de Alimentação Gilson Pereira, gays, lésbicas e simpatizantes caminharam, ao som de trios elétricos, pela Avenida Getúlio Vargas defendendo o tema “Tire a Homofobia do Ar!”. Os milhares de participantes provocaram o debate sobre o comportamento dos veículos de comunicação perante assuntos ligados aos homossexuais e, o poder de agendamento e a forma como as mídias local e nacional abordam ou incentivam a homofobia.

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro também defendeu o direito dos homossexuais na Audiência Pública promovida pelo vereador petista Angelo Almeida, na última sexta-feira (28). O parlamentar baiano frisou a importância em desenvolver ações que garantam o direito das minorias. “Eu não preciso ser sem terra, mulher, negro ou homossexual para defender essas minorias. Os homossexuais não podem ser meio cidadãos ou cidadãs, eles devem ter seus direitos por inteiro, trata-se de um direito. Mas, não basta ter o direito, você deve lutar por eles e é isso que estamos fazendo aqui”, disse o deputado na tribuna da Câmara de Vereadores.

O calendário “Orgulho Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT)” foi planejado, segundo o presidente do GLICH, Rafael Carvalho e teve início no dia 18 de julho com a entrega do Troféu Cidadania Luiz Mott. Neste mês, quatro exibições marcaram a mostra de cinema LGBT na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), além de atividades na área do estacionamento da Prefeitura, com o tema “Feira de Saúde e Cidadania”, do Miss Gay Princesa do Sertão, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e o ponto alto no encerramento com a Parada Gay pelo centro da cidade.

Sessão Especial – Na última sexta-feira (28), o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro participou, na Câmara de Vereadores, da Audiência Públicapromovida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Direito do Consumidor, vereador Angelo Almeida (PT), que discutiu as problemáticas dos homossexuais, entre elas o acesso ao mercado de trabalho.

O representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além de presidente da Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e de Tratamento de Gênero e Raça no Trabalho e da Comissão de Igualdade de Oportunidades de Gênero, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação, Sérgio de Sepulveda, apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Governo Federal para garantir o acesso da comunidade LGBT no mercado de trabalho.

Durante a sessão, o vereador Angelo Almeida se comprometeu a “apresentar um projeto nesta semana instituindo o Conselho Municipal de Apoio ao grupo LGBT de Feira de Santana”.
Fotos/crédito: Andrews Pedra Branca - SRTE 2278
Assessoria de Imprensa
Deputado Federal
Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)

FATOSTATIN


Um grupo de pesquisadores à procura de um medicamento eficaz contra a obesidade desenvolveu uma substância que age no emagrecimento e também reverte a diabetes e abaixa os níveis de colesterol. O medicamentofatostatin (fantostatina) impede que o corpo produza gordura e foi desenvolvido por cientistas dos Estados Unidos e Japão. Depois de quatro semanas utilizando a substância, ratos de laboratório perderam 12% de peso e tinham taxas de açúcar no sangue 70% menores.

» É possível emagrecer com auto hipnose?

Embora a princípio os pesquisadores estejam animados com a descoberta, testes só foram realizados em ratos, e os resultados com os roedores e com humanos é muito diferente. Entretanto, Salih Wakil, da Faculdade de Medicina do Texas, afirma que a substância já foi patenteada e que os cientistas estão à procura de uma empresa farmacêutica disposta a desenvolver o medicamento. Wakil afirma estar muito otimista com os resultados da fatostatina em humanos, por a substância ter uma molécula pequena, o que deve ajudar para que seja absorvido em pílulas.

O medicamento funciona agindo sobre as proteínas responsáveis por ativar os genes que produzem colesterol e ácidos graxos. “O fatostatin bloqueou o aumento de peso e o acúmulo de gordura em ratos obesos, mesmo com a alimentação sem controle”, afirmam os pesquisadores. A pesquisa mostrou que o medicamento age sobre 63 genes diferentes.

» Remédio para emagrecer dobra a perda de peso dos outros remédios

O próximo passo, de acordo com Wakil, é realizar testes em coelhos. A substância também pode ter efeitos sobre células do câncer de próstata, o que pode ajudar na compreensão sobre a ligação entre o câncer de próstata e a obesidade.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PLACENTA HUMANA

Tenho buscado a cooperação de todas as pessoas de boa vontade com o objetivo de conferir densidade às postagens do blog Saúde e Cidadania. Devo confessar que encontrei na professora do Departamento de Saúde da UEFS, Escola de Enfermagem, dra. Maria Graziela uma colaboradora notável: cortês, atenciosa, didática ,aplicada e talentosa. À professora Graziela o mais sincero agradecimento do nosso espaço digital. As informações transmitidas por dra. Graziela compõem o processo de formação de estudantes universitários do curso de graduação. Clique , analise e opine. Oldecir Marques

SENADOR FEIRENSE JOÃO DURVAL

Notícia Senador João Durval

Justiça derruba embargo a concessão de rodovias baianas

O senador João Durval (PDT-BA) demonstrou confiança na duplicação total do Anel de Contorno de Feira de Santana. Para ele a derrubada do embargo judicial que impedia a assinatura do contrato de concessão das BRs 116 e 324, que aconteceu na quarta-feira em São Paulo, possibilitará as negociações do Governo Federal com a empresa vencedora da licitação. "Estávamos limitados pela justiça", explicou João Durval. Ele acredita que a assinatura do contrato de concessão acontecerá nos próximos dias, entre o Ministério dos Transportes e o consórcio vencedor da Licitação.

A derrubada do embargo judicial libera o Ministério dos Transportes para a assinatura do contrato. Para João Durval essa assinatura "deve ocorrer muito rapidamente. Pelo menos foi o que me disse em conversa o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O desejo do Ministro era marcar a assinatura do contrato imediatamente após o fim dos embargos na justiça", concluiu.
ANEL

No contrato de concessão, por 25 anos, o Governo Federal incluiu apenas uma parte da duplicação do Anel do Contorno de Feira de Santana. Apenas uma parte, que liga a BR 324 às BR 116 foi contemplada. João Durval insistiu com o Ministério dos Transportes a respeito da absoluta necessidade de duplicação completa do anel. A solução encontrada foi sugerir ao consórcio vencedor que faça a obra nos pouco mais de oito quilômetros restantes. O custo será coberto com uma prorrogação proporcional do contrato de concessão. Os estudos sobre os custos ainda não foram concluídos pelo DNIT, mas já se sabe que a concessionária aceita fazer a obra.

GABINETE DO SENADOR - JOÃO DURVAL CARNEIRO (PDT/BA)

silvioromero@senado.gov.br


CENTRO DE CONVENÇÕES

O bairro São João quedou entusiasmado com o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Convenções da Cidade de Feira de Santana. Idealizado para resolver problemas relacionados à area cultural e de eventos (encontros empresariais, congressos, exibições de orquestras nacionais e/ou internacionais, solenidades de formatura...) o Centro dinamizaria a região e os seus bairros componentes além de trazer valorização imobiliária automática. Nós somos tratados pelos governantes como cidadãos de terceira classe e pouco se sabe sôbre o destino deste projeto. Perdemos, recentemente, milhões de reais em emendas oçamentárias federais e, tudo indica, o sonho do Centro de Convenções deverá esperar pela boa vontade dos Governantes de plantão. Como seria bom se cultuassem hábitos gerenciais de primeiro mundo. O atual Alcaide é de corrente política oposta aos interesses do Governador que está em franca escalada em busca da reeleição ,e não pode fazer muita coisa. Há rumores, nos cafés, que a questão referente à posse do terreno para construção, será resolvida.Por que não adotar o Centro como ObraPrioritária seguindo o magnífico exemplo do Hospital Estadual da Criança?Por que não se criar uma parceria Governo Municipal/Governo Estadual e resolver de uma vez por todas esta questão? Uma boa parte do projeto, como se pode deduzir das fotos anexas a esta postagem, já está bem adiantada.Por que não concluí-la e fazê-la funcionar antes de 2010? São poucos os eleitores do Bairro São João, mas nada como uma Orquestra SinfônicaRussa, ou Alemã, ou Bahiana, para trazer de volta a esperança na Arte de Governar. Esta foto é do arquivo fotográfico do dr.oldecir. Observa-se, com tristeza, que o sonho cortical, visual , auditivo e cultural das cascatas de sons mágicos produzidas por uma Orquestra Sinfônica, reduziu-se a um matagal ,um vigilante solitário e uma carcaça de concreto e aço. O Estado pode e deve por um ponto final nisto.

VACINA BAXTER

Grã-Bretanha e França recebem doses de vacina contra gripe A H1N1
27/08/2009 - 14:29 | Sancler Ebert
Londres, 27 (AE) - A Grã-Bretanha recebeu o primeiro lote de 100 mil doses de gripe A H1N1, informou o Departamento de Saúde local nesta quinta-feira. As vacinas deverão ainda passar por um licenciamento antes de serem aplicadas na população, indicou o órgão.

Os produtos foram entregues pela norte-americana Baxter International, porém "não passaram ainda pelo processo de licenciamento", afirmou uma porta-voz do departamento. Segundo ela, as vacinas podem ser aprovadas no início de outubro, caso não haja nenhum problema.

A França também informou nesta quinta-feira que recebeu o primeiro lote das vacinas. A ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot, não especificou, porém, a quantidade nem o tipo de vacina.

RISCO - Também nesta quinta-feira, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) notou que as ocorrências de gripe A H1N1 em perus no Chile aumentam os temores de que o vírus possa se combinar com o da gripe aviária, gerando uma doença mais perigosa.

A agência, sediada em Roma, apontou que, em teoria, uma mistura entre o vírus H1N1, com taxa de mortalidade semelhante ao da gripe comum, com o da gripe aviária, H5N1, poderia gerar uma variedade mais mortífera. O H5N1 é bem mais mortífero que o H1N1, mas tem mais dificuldade de infectar humanos.

A FAO lembrou que o Chile não tem registro de gripe aviária. A entidade notou, porém, que caso o H1N1 infecte populações da Ásia, onde há maior presença da gripe aviária, isso seria fonte de "uma preocupação maior".

As autoridades chilenas alertaram para a ocorrência de casos de gripe A H1N1 em duas fazendas de perus, na região de Valparaíso, 160 quilômetros a oeste de Santiago. A FAO pediu um melhor monitoramento da saúde dos animais, e que os trabalhadores sejam protegidos, caso haja doenças nos bichos.

"A emergência de novas cepas de vírus influenza capazes de afetar humanos e animais domésticos permanece uma preocupação mais ampla e geral, monitorada de perto pela FAO, pela Organização Mundial de Saúde Animal e pela Organização Mundial de Saúde (OMS)", concluiu a FAO.

As informações são da Dow Jones. Os créditos deste artigo vão p/ GAZETA DO SUL Santa Cruz do Sul Ano 65-27/08/2009.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TED KENNEDY

    EE.UU. despedem-se de Ted Kennedy, cuja morte encerra uma dinastia política.

    |Herdeiro da família política mais poderosa e fascinante dos Estados Unidos durante o séc. XX , o senador faleceu aos 77 anos em decorrência de complicações de um tumor cerebral . O Presidente Barack Obama mostrou-se bastante triste ao tomar conhecimento, esta manhã da morte do seu amigo Ted Kennedy.O Senador Edward Kennedy, membro de uma das famílias mais destacadas da política estadunidense e um dos veteranos da Câmara Alta do seu País, faleceu aos 77anos de um tumor cerebral segundo informações da imprensa norte-americana. Herdeiro de uma família poderosa e glamurosa, constituiu-se em defensor das classes menos favorecidas, trabalhando nos terrenos da educação, saúde e direitos humanos. "Um importante capítulo da nossa história chegou ao seu fim, nosso país perdeu um grande líder que abraçou aluta dos seus irmãos menos favorecidos e se converteu no maior senador do nosso tempo" disse o Presidente Obama em um comunicado. Clarim.com (síntese por oldecir marques em 26/08/2009).


    COMPLEXO MATERNO INFANTIL



    Encontrei nas amplas áreas de circulação do Hospital da Mulher o seu recém nomeado Diretor Administrativo, Jairo Filho. Pareceu-me bastante interessado. Jovem, administrador de empresas por formação,que atuava como Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Cultural, há quatro anos,bem avaliado por seu desempenho, parece vislumbrar nesta nova função uma oportunidade de servir à Feira de Santana, terra dos seus pais e dos seus avós. Filiado ao DEM, partido pelo qual foi candidato a Vereador no último pleito perfazendo 3.000 votos, diga-se de passagem uma boa densidade eleitoral, o jovem Diretor está cheio de projetos e deveras entusiasmado. Tudo indica que o Governo Municipal deverá investir recursos na recuperação e manutenção dos serviços ora existentes e implantar novos serviços ou mesmo,reimplantar Serviços da importância de Proctologia , Angiologia, Cirurgia Ginecológica e Mastologia (Ambulatorial devido às limitações impostas pela Portaria 62 GM/MS), e também Serviços Diagnósticos como USGrafiaeCardiotocografia.Ideológicamente afinado, por convicção,com os princípios que regem o DEM, tem qualidades e foi bem recebido pelo Corpo Clínico da Instituição. Desejamos que fique e faça um trabalho administrativo a altura das necessidades da Instituição e do seu talento. Urge, entretanto, a nomeação de um Diretor Técnico para completar a equipe e conferir máxima funcionalidade a tão importante Unidade Hospitalar. oldec ir marques

    segunda-feira, 24 de agosto de 2009

    FLORESTAS....


    ESTAS IMAGENS SÃO PERMANENTES PEÇAS DE AGRADECIMENTO AO CRIADOR DE TODAS AS COISAS. ESPERO QUE POSSAMOS LEVÁ-LAS AO PLANETA MARTE, NO BOJO DE ESPAÇONAVES MOVIDAS A HIDROGÉNIO LÍQUIDO COM PRODUÇÃO FINAL DE ÁGUA E LÁ, ENTÃO, POSSAMOS SACIÁ-LAS,IRRIGÁ-LAS E MANTER A VIDA, SUPREMO DOM, PARA SEMPRE.
    Orquídea e Onça .

    POLÍTICA E DESMATAMENTO


    As teorias sôbre aquecimento global,contestadas por alguns, mas com forte tendência a firmar-se como parâmetro fidedigno para avaliação da saúde do planeta, casa na qual habitamos e que , de certo modo, depende de nossas atitudes no cotidiano e de nossas posturas no futuro não muito distante , se quisermos mantê-lo viável para a espécie humana. Sou do time dos otimistas. Entendo que ações globais, capitaneadas pelos paises desenvolvidos , economicamente poderosos e responsáveis por grande parte das emissões de CO2, se adotadas(Kyoto), podem melhorar significativamente a qualidade de vida na Terra.Deste modo, reduzir o desmatamento é postura de Governo, que certamente beneficiará a todos da nossa espécie.
    " Dos 8.511.960 km2 do Brasil, quase 2,9 milhões de km2 eram cobertos pela Floresta Amazônica até o final da década de 60. Hoje a floresta está reduzida a cerca de 2,2 milhões de Km2.A floresta já perdeu quase 700.000 km2, entretanto, o Brasil ainda é responsável por 27,5% de todas as florestas tropicais do mundo. O caso de desmatamento progressivo mais conhecido aconteceu em Rondônia, com uma área de 243.044 km2 Em 1980 , menos de 8.000 km2 de florestas tinham sido destruidos mas, em 1985, este números pularam para 28.000km2 e ,em 1987, para quase 60.000 km2"
    "Com 2.344.886 km2 e com uma cobertura original de 1.245.000 km2 de florestas tropicais,vê-se o Zaire reduzido pela intensa exploração madeireira há aproximadamente , 750.000 km de florestas segundo estudo da Unesco de 1978. Não dispomos de dados atualizados. Entretanto, estima-se uma taxa de desmatamento de 0,4% das florestas restantes, semelhante a 4.000 km2/ano".
    ' Em toda a Indonésia, 1.919.300 km2, o Banco Mundial registrou uma taxa de desmatamento média de 9.000 km2/ano. Isto significou , que durante 1983-88, 54.000 km2 de florestas foram destruidas. Em 1988, restavam 860.000km2 de florestas".
    Chama-me a atenção a Índia país de 3.287.000 km2 ,com uma população de 1.000.000.000 de hab., e que tinha uma cobertura florestal original de 1.600.000 km2 viu-se reduzida a 70.000 km2 de florestas primárias.
    Estamos diante de um furação verde que se habilita à Presidência deste País e desta Nação com um extraordinário cabedal ético e vasta fôlha de serviços às causas ambientais. Seria este "mahathma" de saias capaz de deter o desmatamento no nosso País? Qual seria a sua Política Externa quanto ao quesito causas ambientais? Manter-se-ia coerente diante das fortes pressões dos países desenvolvidos? Faria Planejamento Demográfico capaz de manter um equilíbrio entre população e recursos naturais? O que faria a nossa frágil Dama Verde em termos de Desenvolvimento Sustentável? Estou embevecido e esperançoso. Pior para José Serra.
    As informações entre aspas, devo-as ao ambientalista Norman Myers, cidadão do mundo a quem sou grato por desejar-me um planeta melhor, extraidas do livro AQUECIMENTO GLOBAL,subtítulo Florestas tropicais situ às pgs.346-371 da1° edição-1992. A ARARA é patrimônio nacional.Quanto ao Partido Verde espero que regularize as suas contas e seja competitivo em termos eleitorais. Deus seja louvado! oldecir marques

    domingo, 23 de agosto de 2009

    UTERO SEPTADO


    Foto do arquivo do dr. Oldecir Marques. Imagem rara de um útero septado.

    HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA



    Estive, hoje, pela manhã, por voltas das 12:10 hs, visitando as obras de engenharia do Hospital Estadual da Criança. Obra de suma importância para a região e todos os seus municípios, que envolve investimentos da ordem de $ 38.000.000,00 ( trinta e oito milhões de reais). Esta estrutura física está sendo proposta para equacionar a assistência pediátrica e neo-natal regional ou, parece haver dúvidas sôbre aspectos funcionais, alavancar a assistência pediátrica e materno-infantil no município de Feira de Santana e demais municípios da região. Sabemos muito pouco sôbre este projeto. Quantos leitos pediátricos? Quantos leitos para neonatologia? Associará ou não uma maternidade? Afinal, quantos pavimentos e qual a sua destinação? Quantos leitos serão destinados para assistência intensiva? E semi-intensiva? Funcionará integrado ao HRCA ou será física e funcionalmente independente? Quanto a pessoal especializado e não especializado, quantos empregos e postos de trabalho serão gerados? Acreditamos ser necessário apresentar este Projeto á comunidade regional e, seria interessante do ponto de vista do relacionamento do Governo com os cidadãos que se montasse um stand com maquete e pessoal da Secretaria de Saúde para estimular a discussão da obra com a comunidade. Seria democrático e politicamente correto.
    Quesito preocupante diz respeito ao pessoal médico que será contratado. De onde virão os neonatologistas e qual a quantidade mínima necessária?
    De onde virão os anestesistas? As vagas serão preenchidas por concurso?
    O município de Fortaleza, Ceará,tem vivenciado a falta de neonatologista e isto tem causado grandes problemas. Segundo relato do site OPOVO on-line o secretário de saúde de Fortaleza declara : " assim que contratarmos mais 26 médicos neonatologistas, começaremos a atender", referindo-se ao preenchimento de vagas para este tipo de especialistas , necessários para 15 novos leitos de UTI recém inauguradas com estrutura e equipamentos completos. Deste modo , pergunta-se como conseguir profissionais para as futuras UTI,s do Hospital Estadual da Criança?
    Estas e outras questões devem ser abordadas pela Secretaria Estadual de Saúde antecipando-se em termos administrativos e gerenciais.
    Não me foi permitido fotografar a curta distância. Os seguranças alegaram ter ordens para não permitir filmagens ou fotografias da construção. Não entrei no mérito e contornei o problema usando os recursos tecnológicos de uma máquina popular, mas eficiente e filmei e fotografei a partir de uma distância de 500 m. O que registrei contraria as previsões pessimistas dos adversários do Governo. A obra parece estar de vento em pôpa. No ritmo atual deverá ser cumprido o cronograma de obras, o que será de suma importância para a população. Fica a sugestão que o Governo Estadual dê maior publicidade a esta obra, por sua notória importância e que passe a apresentar a comunidade que trabalha com saúde e administraão hospitalar, o plano definitivo e as metas envolvidas com este Projeto. oldecir marques anestesiologista.

    sábado, 22 de agosto de 2009

    TESTES P/DETECTAR ANOMALIAS FETAIS


    Uma simples retirada de sangue da futura mamãe permitirá revelar numerosas afecções genéticas graves do embrião
    O diagnóstico pré-natal da trissomia do par cromossômico 21, miopatias severas e de outras doenças genéticas incapacitantes poderá ser conseguido com um simples exame de sangue materno.O jornal britânico The Guardian, revela que trabalhos de pesquisa estão sendo feitos empregando montantes da ordem de 2,2 milhões de euros financiados pelo National Health Service.
    Atualmente, duas técnicas "invasivas" permitem o diagnóstico pré-natal de várias doenças genéticas: a amniocentese( uma coleta de líquido amniótico e de células por punção da bolsa das águas e a biópsia do trofoblasto(futura placenta). Infelizmente, estas duas técnicas podem provocar aborto( 1% a 2% conforme o método utilizado).
    Lynn Chitty, que dirigiu este programa de pesquisas, mostrou-se entusiasmada:"No futuro, milhares de mulheres não precisarão submeter-se a métodos invasivos, com risco de abortamento, para diagnosticar doenças genéticas e anomalias cromossomicas nas crianças que vão nascer"
    O verdadeiro pioneiro do diagnóstico pré-natal,neste caso, é Dennis Lo, biólogo de Hong Kong que demonstrou que o DNA do feto circula livremente no sangue materno e pode dele ser extraido.Mas as células fetais circulantes são raras, da ordem de 1 /10 milhões de glóbulos brancos e de 1/5 bilhões de glóbulos vermelhos/mililitro de sangue.
    Seguiram-se avanços importantes que permitiram concentrar as células fetais circulantes e nelas detectar as mutações genéticas e as anomalias cromossomicas com um grau de certeza e confiabilidade próximo da amniocentese e da biópsia trofoblástica. Assim, a mucoviscidose, esta grave afecção que destrói progressivamente os pulmões das crianças atingidas,pôde ser rastreadapesquisando-se a mutação do gene CFTR responsável pela doença,no sangue materno. Pesquisadores da Universidade de Stanford,em 2008,detectaram no sangue materno o cromossomo supranumerário que caracteriza as trissomias.As técnicas utilizadas( sequenciadores de DNA) permitem sequenciar o genoma o que deixa entrever , em curto tempo, o desenvolvimento de métodos em escala industrial.

    Original de Jean-Michel Bader em 11/08/2009. Le Figaro.fr oldecir marques em 22/08/2009.

    CANCER COLO RETAL X ASPIRINA


    A aspirina( ácido acetil salicílico) é mais velha que Hipócrates, o pai da medicina: extratos de salgueiro, contendo seu princípio ativo, foram utilizados desde o neolítico, por suas propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antitérmicas. Desde 1899, a lista de seus benefícios alonga-se constantemente. Já está sedimentada e reconhecida clinicamente a sua ação como antiagregante plaquetário, o que protege o coração de isquemias e o cérebro dos temíveis acidentes vasculares cerebrais(AVC). Admite-se, doravante, para a aspirina um papel "adjuvante" contra o câncer.
    Uma equipe da Harvard Medical School, dirigida por Andrew Chan, seguiu um grupo de 1249 pacientes portadores de cancer colo-retal com diferentes estágios de gravidade. Um subgrupo de 549 pacientes usava aspirina regularmente após o diagnóstico de câncer. Neste sub-grupo foram observados 193 óbitos, 81 deles diretamente ligados ao câncer colo-retal. Inversamente, entre os 731 participantes que não usavam aspirina,registraram-se 287 óbitos(141 deles devidos à patologia de base). Concluiu-se que o uso quotidiano de aspirina , reduziu de 29% a mortalidade causada pelo câncer colo-retal, e de 21% a mortalidade geral. Os resultados deste estudo são parecidos com aqueles publicados pelo Journal of the AmericanMedical Association datado de 12 de agosto.
    Numerosos estudos de observação de casos e de estudos duplo cegos já estabeleceram a eficácia da aspirina contra o desenvolvimento de adenomas e pólipos cólicos. Trata-se da inibição das enzimas cicloxigenases 2 (COX2) que se elevam em cerca de 80 a 85% dos canceres coloretais. A Aspirina não deve,entretanto, ser recomendada como meio de prevenção destas patologias devido aos eus efeitos negativos secundários. Ela provoca irritação gastrointestinal e sangramentos digestivos. Contudo, novos ensaios clínicos estão sendo programados com o o objetivo de tornar a aspirina um medicamento anticancer adjuvante efetivo.
    A foto à esquerda é de um recipiente de aspirina de 1899. O crédito fotográfico é daAFP.
    Jean-Michel Bader- 13/08/2009 Le Figaro.fr oldecir marques em 22/08/09.

    quinta-feira, 20 de agosto de 2009

    ACOMPANHANTE ESCLARECIDO


    Arquivo de vídeos do dr. OLDECIR MARQUES.
    Houve dificuldade de inserí-lo na postagem anterior e,desta forma, como sou autodidata em técnicas de blogagem, imaginei que seria mais fácil ter sucesso apelando para uma Nova Postagem. O meu raciocínio revelou-se correto. Aí está o Leandro, pai responsável, cortês e educado,qe buscou diálogo co o Serviço Social e co membros do Corpo Clínico do Hospital Inácia Pinto e conseguiu exercer direitos previstos na Lei 11.108/2005 que modificou orientação da Lei 8080/90.Penso que agindo desta forma, estarei contribuindo para trazer à discussão o tema HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR. A questão está posta.

    CRISE HIPERTENSIVA

    Notícia

    PRESSÃO ALTA TIROU JOÃO DURVAL DO CONSELHO DE ÉTICA. SEGUE EM ANEXO ATESTADO DO CARDIOLOGISTA DO SENADO.

    20/08/2009

    O Senador João Durval (PDT-BA) teve uma crise de hipertensão (pressão alta) na última terça-feira. Atendido em sua residência por um cardiologista do Senado, ele recebeu um atestado médico e a determinação de manter repouso durante três dias. Nesse período, foi submetido a exames cardiológicos. Até agora não foi constatado nenhum problema na saúde do Senador baiano, a não ser a pressão alterada. Em função desse atestado João Durval teve de cancelar vários compromissos, entre eles a participação na reunião antecipada do Conselho de Ética (inicialmente seria na quinta-feira, dia 20). Como prevê o Regimento Interno, Durval foi substituído pelo seu suplente que votou conforme a determinação do partido.
    ASSESSOR DO SENADOR JOÃO DURVAL (PDT/ BA)
    SILVIO ROMERO
    atestado.jpgatestado.jpg
    69K Visualizar Baixar

    quarta-feira, 19 de agosto de 2009

    A LEI DO ACOMPANHANTE


    EI Nº 11.108, DE 7 DE ABRIL DE 2005.


    Altera a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

    O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICAFaço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o O Título II "Do Sistema Único de Saúde" da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a vigorar acrescido do seguinte Capítulo VII "Do Subsistema de Acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato", e dos arts. 19-J e 19-L:

    "CAPÍTULO VII
    DO SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DURANTE O
    TRABALHO DE PARTO, PARTO E PÓS-PARTO IMEDIATO

    Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

    § 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.

    § 2o As ações destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este artigo constarão do regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo.

    Art. 19-L. (VETADO)"

    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 7 de abril de 2005; 184o da Independência e 117o da República.

    JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
    Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto
    Humberto Sérgio Costa Lima

    O HOSPITAL INÁCIA PINTO DOS SANTOS FOI INAUGURADO EM 1992 PELO SAUDOSO PREFEITO COLBERT MARTINS. PERSONALIDADE ENÉRGICA E DE FORTE PENETRAÇÃO JUNTO ÀS MASSAS POPULARES DE FEIRA DE SANTANA. OPÇÃO BASTANTE CLARA PELOS POBRES, COLBERT TORNOU O HOSPITAL DA MULHER, ANTIGO E PRIMITIVO HOSPITAL SANTA MARIA,NA SUA MAIS IMPORTANTE OBRA SOCIAL. ESTE HOSPITAL REALIZA, EM MÉDIA, 600 PROCEDIMENTOS OBSTÉTRICOS/ANO E VAI COMPLETAR EM 2010,18 ANOS DE EXISTÊNCIA E EXCELENTES SERVIÇOS PRESTADOS À FEIRA DE SANTANA E MICROREGIÃO.O PRIMEIRO ATO OBSTÉTRICO CIRÚRGICO REALIZADO NO HOSPITAL DA MULHER, FOI UMA CESAREANA POR GEMELARIDADE E AMBOS OS FETOS NASCERAM MORTOS. SEGUIU-SE PARTO NATURAL REALIZADO PELA OBSTETRA DE PLANTÃO E, AÍ ENTÃO, NASCEU UMA MENINA BATIZADA POR DR. OLDECIR E DRA. EDIALEIDE, COM O NOME DE INÁCIA, EM HOMENAGEM À GENITORA DO DESENCARNADO DEPUTADO FEDERAL FRANCISCO JOSÉ PINTO, ÍCONE DA LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR E NOTAVEL SOCIALISTA. ESTA CRIANÇA RESIDE NO BAIRRO GABRIELA E FOI ANUNCIADA POR LUISA ERUNDINA, NORDESTINA QUE SE TORNOU PREFEITA DA CIDADE DE SÃO PAULO-BRASIL. ASSIM,O HOSPITAL DA MULHER É CRIADO SOB A INSPIRAÇÃO DO HUMANISMO SOCIALISTA E, HOJE, ABRE ESPAÇO PARA A COLOCAÇÃO EM PRÁTICA DA LEI 11.108/2005, TAMBÉM CONHECIDA COMO LEI DO ACOMPANHANTE. EXISTEM,ENTRETANTO, PROBLEMAS PRÁTICOS E REAIS A SEREM RESOLVIDOS ,A EXEMPLO DE ACOMODAÇÕES ADEQUADAS PARA OS ACOMPANHANTES; SUPORTE ADEQUADO DO SERVIÇO SOCIAL AOS ACOMPANHANTES; COOPERAÇÃO E PREPARAÇÃO DO CORPO CLÍNICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DESTA PROPOSTA; CONSOLIDAÇÃO DO SERVIÇO DE ANALGESIA DE PARTO E , PRINCIPALMENTE , UM PRÉ-NATAL EXECUTADO NO AMBULATÓRIO DA INSTITUIÇÃO- QUE ESTÁ PRATICAMENTE PARALISADO- QUE INCORPORE OS ACOMPANHANTES ÀS GESTANTES. ESTE TEMA É INSTIGANTE E, OPORTUNAMENTE, VOLTAREMOS A ÊLE.EXEMPLO CLARO DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA, ALEI 11.108/2005 DEVE SER IMPLEMENTADA NA PRAXIS COTIDIANA DO HOSPITAL DA MULHER E, TAMBÉM NOS DEMAIS HOSPITAIS CREDENCIADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. NA MINHA OPINIÃO OS HOSPITAIS QUE IMPLEMENTASSEM ESTES PRINCÍPIOS DE FORMA CLARA E OBJETIVA, DEVERIAM SER AGRACIADOS ,DE MODO PREFERENCIAL, COM FINANCIAMENTOS PÚBLICOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E TER AS SUAS AIH,S COM ACRÉSCIMO DE PONTUAÇÃO.REGRAS QUE VALERIAM TAMBÉM PARA OS HOSPITAIS DA REDE PRIVADA CREDENCIADOS. JÁ EXISTE , NA PRÁTICA, O HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. ÊSTE MODELO DEVE SER AMPLIADO.

    A reestruturação do Ambulatório do Hospital da Mulher é uma medida que se reveste de um caráter de urgência, ao lado , naturalmente, de uma revisão funcional geral da Instituição. A criação do Complexo Materno -Infantil, após a inauguração do Hospital da Criança- Hospital Eduacy Lins- tornou extremamente relevante e prioritária uma estratégia de cuidados voltada para o binômio mãe/neo-nato, com a inevitável ampliação do Serviço de Neonatologia, que atende demandas regionais, além de abrir espaço para a assistência ao paciente pediátrico. Elevam-se os custos,mas, abrem-se imensas perspectivas de oferecer serviços de qualidade à população regional. O aporte tecnológico experimentado,hoje, pelas diversas unidades da Instituição, é significativo. De simples bombas de infusão, complexos ventiladores,hemogasômetros, berços aquecidos, unidade de assistência neo-natal e incubadoras , a pessoal de boa qualidade, a Instituição pode e deve investir em Educaçaão Continuada para os seus diversos técnicos inclusive, os trabalhadores médicos. É digno de elogios o esforço do grupo de enfermagem neste campo. Trata-se de exemplo a ser seguido.Criar um serviço de ultrassonografia; aqeloutro de Cardiotocografia; ofertar surfactante na UTI neo-natal; ampliar a quantidade de vagas quer em Obstetrícia quanto em Neonatologia e criar um Serviço de Cirurgia Pediátrica ao qual estariam associados Serviços de Diagnóstico a exemplo de Ecocardiografia e Endoscopia Digestiva.Desta forma, acreditamos que, com gestão correta e pouco investimento financeiro , resgataremos, o sonho de uma grande unidade hospitalar caracterizada também por um amplo senso de humanidade. Anexamos duas fotos do arquivo pessoal do dr oldecir marques: um ventilador pediátrico e neo-natal,tecnologia de primeiro mundo e ,para atenuar as demandas por tecnologia ,rosas vermelhas.