"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 31 de julho de 2009

CESAREANAS

TRATA-SE DE MEIO CIRÚRGICO BASTANTE SEGURO E EFICAZ PARA ARESOLUÇÃO DO T RABALHO DE PARTO E SUAS COMPLICAÇÕES. CONSIDERADO IDEAL, POR APRESENTAR INÚMERAS VANTAGENS PARA A MÃE EPARA O FETO, O PARTO NORMAL VÊ-SE CADA DIA MAIS REDUZIDO NO HOSPITAL DA MULHER, FEIRA DE SANTANA, AMEAÇANDO A INSTITUIÇÃO DE PERDER O TÍTULO DE AMIGO DA CRIANÇA. O QUE PROMOVE ESTA EXACERBAÇÃO DE PARTOS ARTIFICIAIS? O HOSPITAL DA MULHER AGLUTINA, HOJE, OBSTETRAS DE INEQUÍVOCA CAPACIDADE TECNO-CIRÚRGICA. OPORTUNAMETE APRESENTAREI VÍDEO COM UM DOS NOSSOS CIRURGIÕES NO QUAL CRONOMETRAMOS UMA CESAREA QUE DUROU APENAS 7 MINUTOS DE PELE A PELE.SOMADA A ESTA RESOLUTIVIDADE EXCEPCIONAL TEMOS O FENÔMENO DA CONSORCIAÇÃO VIA SUS. O HOSPITAL ESTÁ CONSORCIADO A 136 MUNICÍPIOS DA REGIÃO O QUE LHE GARANTE UMA ELEVADA DEMANDA POR ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA, VIA DE REGRA SÃO ENCAMINHADOS PARA O HOSPITAL DA MULHER OS PARTOS DISTÓCICOS DOS MUNICÍPIOS PACTUADOS. O CONSUMO DE MATMED É EXPRESSIVO O QUE ELEVA SOBREMODO OS CUSTOS HOSPITALARES. A MAIORIA ESMAGADORA DOS PACIENTES QUE NOS PROCURA, VINDOS DAS CIDADES DO INTERIOR, TEM INDICAÇÃO DE CESAREANA. O HOSPITAL CONTA COM SUPORTE DE PESSOAL E TECNOLOGIA CAPAZ DE ATENDER À DEMANDA. PONTO DE ESTRANGULAMENTO É O SETOR DE NEONATOLOGIA QUE CARECE DE VAGAS EMBORA CONTE COM A MELHOR UNIDADE DE NEONATOLOGIA PÚBLICA DA REGIÃO.

GESTANTES VS H1N1

As gestantes infectadas pelo vírus H1N1têm quatro vezes mais probabilidades de apresentar complicações e uma taxa de mortalidade acima da média. As gestantes infectadas pelo vírusH1N1 devem usar Tamiflu desde os primeiros sinais e sintomas e devem ser vacinadas imediatamente quando o imunizante estiver disponível.
Médicos do Center for Disease Control and Prevention(CDC) em um artigo publicado na revista The Lancet, revelaram que gestantes que contrairam o vírusH1N1 foram hospitalizadas com maior frequência que o resto da população e com uma taxa de óbitos igualmente mais elevada.No curso da gravidez observam- se mudanças mecânicas e hormonais, notadamente a nível dos sistemas cardiovascular, respiratório e imunitário. A capacidade residual funcional se reduz porque o útero ocupa mais espaço e comprime o diafragma.
Os efeitos deste medicamento sôbre os fetos não são bem conhecidos,mas , segundo o CDC,preconiza-se doravante que as parturientes suspeitas de estar infectadas por êstes vírus, beneficiem-se o mais rápido possível de um tratamento antiviral
Artigo original Les femmes enceintes à vacciner en priorité -Martine Perez 30/07/2009.

FOSFATO DE OSELTAMIVIR (TAMIFLU)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDOU A TODOS OS ESTADOSQUE AMPLIE AREDE DE DISTRIBUIÇÃO DO NTIVIRAL TAMIFLU, USADO NO COMBATE À GRIPE A-H1N1. A MEDICAÇÃO, RESTRITA A HOSPITAIS DE REFERÊNCIA(HOSP. OTÁVIO MANGABEIRA, NA BAHIA) PODERÁ SER OBTIDA NA REDE AMBULATORIAL, EM UNIDADES BÁSICAS OU NOS PSFs-PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. PERMANECE A ORIENTAÇÃO DO USO RESTRITO DO OSELTAMIVIR A PACIENTES COM AGRAVAMENTO E/OU PORTADORES DE COMORBIDADES(ASMA, ENFISEMA, BRONQUITE CRÔNICA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, ANEMIA FALCIFORME,ETC...), MENORES DE 2 ANOS, MAIORES DE 60 ANOS E GESTANTES.
ESTAS INFORMAÇÕES FORAM MODIFICADAS DE A TARDE DA BAHIA DE 31/072009.REVESTEM-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PORQUE SINALIZA A INTENSIFICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO
RESSALTE-SE QUE A PMFSFAZ TRABALHO EDUCATIVO LOUVÁVEL E CERTAMENTE ESTARÁ ATENTA À IMPORTÂNCIA DE PROVER A REDE PÚBLICAE AREDE PRIVADA HOSPITALAR DE FEIRA DE SANTANA DESTE MEDICAMENTO, QUE DEVERÁ OBEDECER À INDISPENSÁVEL AVALIAÇÃO CLÍNICA E PRESCRIÇÃO MÉDICA. OLDECIR MARQUES

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GERENCIAMENTO ASSIMÉTRICO

ESPERA-SE DOS GOVERNOS E DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS O MÍNIMO DE RACIONALIDADE NA UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE INTERESSE SOCIAL, OBRAS DE ENGENHARIA, OBRAS DE SANEAMENTO E , POR FIM,UMA DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RECURSOS QUE CUSTAM HORAS A FIO, SUOR E LÁGRIMAS, DE INCANSÁVEL TRABALHO. DO MAIS SIMPLES CIDADÃO ÀS MAIS EXPRESSIVAS EMPRESAS , PAGAM-SE IMPOSTOS E TRIBUTOS DIVERSOS NUM MONTANTE ESCORCHANTE E PESADO AO BOLSO E À CONTABILIDADE DE TODOS. ESPERA-SE, PORTANTO, UMA UTILIZAÇÃO CRITERIOSA DOS RECURSOS E UMA UTILIZAÇÃO HONESTA DOS MESMOS.INFELIZMENTE, NÃO É O QUE ESTAMOS HABITUADOS A VER E ACOMPANHAR PELA IMPRENSA OUÀ MATRACA. COMO EXPLICAR GIGANTESCOS HOSPITAIS QUE ACOMODAM QUANTIDADE SIMPLÓRIA DE LEITOS NUMA FLAGRANTE DESPROPORÇÃO EM RELAÇÃO AOS RECURSOS NELES INVESTIDOS? COMO EXPLICAR A UTILIZAÇÃO IRREFLETIDA DE VERBAS PÚBLICAS EM FESTAS E COMEMORAÇÕES QUE A CULTURA POPULAR SABE REALIZAR SEM GRANDES ESFORÇOS E QUE , VIA DE REGRA, CHEGA A CIFRAS ASTRONÔMICAS? OEMPRESÁRIO PRIVATISTA BUSCA A UTILIZAÇÃO MÍNIMA DE RECURSOS PARA OBTER O MÁXIMO DE RESULTADOS. É COMUM, ENTRETANTO, QUE OS ADMINISTRADORES PÚBLICOS ASSUMAM COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO EM RELAÇÃO À FENÔMENOS EQUIVALENTES. GASTAM-SE MILHARES DE REAIS EM FESTAS DE S.JOÃO E NÃO SE DISPÕE DE PARCOS RECURSOS PARA A AQUISIÇÃO DE MESAS CIRÚRGICAS OU SIMPLES FOCOS CAPAZES DE PROPORCIONAR BENEFÍCIOS INESTIMÁVEIS. DEIXA-SE DE ADQUIRIR MEDICAMENTOS ESSENCIAIS PARA USUÁRIOS ESPECIAIS MAS CONTRATAM-SE TRIOS RUIDOSOS A PREÇOS DESPUDORADAMENTE MILIONÁRIOS. DENOMINO ESTA FALTA DE COMPROMISSO COM A RACIONALIDADE E COM O CONCEITO DE PRIORIDADE, GERENCIAMENTO ASSIMÉTRICO. ESTA PRÁTICA TRADUZ MÁ FÉ, IMPERÍCIA E FALTA DE COMPROMISSO COM A COLETIVIDADE. AS SOCIEDADES ABERTAS TÊM NO PROCESSO ELEITORAL UMA OPORTUNIDADE DE CORRIGIR OS EFEITOS DELETÉRIOS DESTE FENÔMENO,MAS,NÃO RARAMENTE, ESCOLHE MAL.HÁ, NATURALMENTE, POLÍTICOS ADMINISTRADORES EXEMPLARES. OS SEUS GENOMAS DEVEM SER PATENTEADOS NA MENTE DOS CIDADÃOS QUE ACREDITAM NUMA SOCIEDADE JUSTA E MELHOR. FICA A ESPERANÇA, DIANTE DE TANTAS DECEPÇÕES E FRUSTRAÇÕES, DE QUE SE CRIE UM BANCO DE "GENES" AFINADOS COM A FELICIDADE DE TODOS. fEIRA DE sANTANA 30/O7/2009. OLDECIR MARQUES.